Fórum Florestal PR e SC debate estratégias de restauração florestal

ago 17, 2018 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

Nos dias 07 e 08 de agosto de 2018 foi realizado o XXX Encontro do Fórum Florestal – Paraná e Santa Catarina, na sede da Epagri, em Caçador (SC). O evento contou com a participação de 35 representantes de ONGs, empresas e associação do setor de base florestal e academia.

No primeiro dia, os integrantes do Fórum puderam conhecer mais sobre a atuação da empresa Adami S/A e sobre a trajetória e perspectivas da ONG Gato do Mato, nas falas de Vlademir Martarello e Andréa Tozzo Marafon, respectivamente.

O Fórum também contou com a presença de Claudio Pontes, do Programa Florestas do WRI Brasil, que apresentou o Projeto VERENA – Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas.

Um dos objetivos do Verena é analisar oportunidades de negócios de plantios de espécies arbóreas nativas e sistemas agroflorestais (SAFs), em formato puro ou consorciado com outras espécies, para criar um portfólio de modelos econômicos atrativos para investidores e produtores”, comenta Pontes. O projeto insere-se no contexto da contribuição brasileira para a solução do desafio climático, com foco na ampliação da cobertura florestal e no fortalecimento da economia florestal de baixo carbono, frisa.

A participação do Projeto Verena na reunião do Fórum PR e SC abriu uma oportunidade para a identificação e engajamento de fomentados e produtores rurais ligados às empresas integrantes do Fórum interessados na parceria para a implantação dos primeiros cases do Projeto Verena no sul do Brasil. “Um grande potencial é a regularização da Reserva Legal ao Código Florestal com a vantagem de possibilitar retorno econômico”, arremata Pontes.

A parceria com o Verena está sendo construída por meio do Fórum Florestal PR e SC e uma primeira reunião com as empresas e proprietários interessados deve ocorrer ainda em 2018.

A discussão sobre estratégias de restauração florestal, com fins econômicos e de adequação ambiental, continuou no segundo dia, durante a visita técnica na Estação Experimental da Embrapa, guiada pelo pesquisador André Eduardo Biscaia de Lacerda.

Desde o ano de 2002, a equipe do Laboratório de Monitoramento Ambiental da Embrapa desenvolve no local pesquisas ligadas à área de silvicultura e manejo para a conservação e uso sustentável da Floresta com Araucária. Os eixos de pesquisa focam em sistemas agroflorestais, modelos de restauração e sistemas tradicionais de manejo florestal.

Lacerda comenta que a estratégia de restauração da Embrapa parte da premissa do desenvolvimento de modelos de fácil implementação, de rápido desenvolvimento, rentáveis e acessíveis a diferentes tipos de propriedades.

Concluímos que o uso de sistemas agroflorestais é um método eficiente para a restauração ambiental, podendo ser rentável, ambientalmente benéfico, simples e com uma flexibilidade que permite grande variedade de produtos e acesso a diferentes mercados”, cita Lacerda.

Foi um rico momento para conhecer em campo o desenvolvimento de técnicas de recuperação e sistemas agroflorestais que contribuem para o planejamento e adequação ambiental de propriedades rurais. Inclusive, algumas dessas propostas estão sendo apresentadas como opção para integrar os PRA – Programas de Regularização Ambiental de Santa Catarina e Paraná.

Durante o encontro do Fórum também foram discutidos e encaminhados assuntos gerais, como a Moção sobre o PL da Caça; o planejamento de uma reunião setorial para discutir usos múltiplos da floresta/madeira e o encaminhamento de uma publicação da série Cadernos do Diálogo para compartilhar experiências e conhecimentos do Fórum.

O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina agradece à Epagri, Embrapa, Adami e ONG Gato do Mato pelo apoio e parceria na realização deste encontro.

 

 

Confira a galeria com imagens do evento
Participe do Fórum PR e SC

Você é representante de empresa do setor florestal, de organização ambientalista ou movimento social com atuação no Paraná e Santa Catarina e tem interesse em participar do Fórum? Entre em contato com a secretaria executiva para mais informações: Marcos A. Danieli – marcos@apremavi.org.br

Os encontros do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal e organizações ambientalistas.

Autor: Marcos Alexandre Danieli.