Fórum Mineiro discute adequação da Lei Estadual ao novo Código Florestal Brasileiro
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e o Ministério Público de Meio Ambiente de Minas Gerais participaram da primeira reunião do Fórum Mineiro em 2013, realizada no dia 01 de março. O tema da discussão foi adequação da Lei Florestal Mineira ao novo Código Florestal Brasileiro.
O primeiro palestrante foi o assessor jurídico da Semad, Anderson Ramiro, com a palestra: Adequação da Lei Florestal Mineira ao novo Código Florestal- Lei Federal 12.651/12.
A apresentação de Ramiro lembrou que a minuta elaborada pelo grupo de trabalho (GT), organizado pelo governo estadual para realizar análises e adequações da Lei Estadual 14.309 frente à lei federal, é apenas um “embrião”. “Vamos pegar as regras mais importantes da norma geral, introduzi-las para Minas e repassá-las à Assembleia Legislativa”, explicou o assessor.
O promotor pediu que o assessor jurídico comunicasse à Semad sua crítica e discordância quanto à exclusão mencionada, dizendo que ainda há tempo para diálogo. Para ele, podemos avançar em Minas , utilizando a competência concorrente do Estado. Mas para isto é preciso que o Governo queira e não adote a mesma postura do governo federal. A comunidade científica , a sociedade e a esfera jurídica têm que ser ouvidas, disse Mauro, que foi o segundo palestrante do encontro.