Instalado Fórum Regional do Diálogo no MS
Com apoio da WWF-Brasil, The Nature Conservancy e Embrapa Gado de Corte aconteceu no dia 06 de outubro de 2011, em Campo Grande, a primeira reunião do Fórum Regional do Diálogo Florestal no estado do Mato Grosso do Sul.
Na oportunidade, Giovana Baggio e Marcos Costa, integrantes do Conselho de Coordenação do Diálogo, apresentaram detalhes dos objetivos e funcionamento da iniciativa no Brasil e os resultados Alcançados até o momento.
A reunião contou com a presença de 34 pessoas, representando empresas e ONGs. As principais expectativas em relação ao Diálogo Florestal no MS estão relacionadas à restauração e recuperação de áreas nativas e com a comunicação com o setor empresarial de base florestal.
Foram definidos três temas prioritários a se serem trabalhados pelo Fórum Florestal MS:
1 – Gestão dos Impactos sociais na silvicultura, com enfoque em: capacitação de mão de obra da população local, programas de voluntariado na educação (capacitação técnica/educação ambiental) e compensação dos impactos sociais da silvicultura.
2 – APL + PSA , com enfoque em: melhorias na infraestrutura das plantações (logística como estradas, tanto urbana como rural), pagamento por serviços ambientais (PSA) e fortalecimento dos arranjos produtivos locais (APL).
3 – Planejamento da paisagem, com enfoque em: corredores ecológicos e áreas prioritárias para a conservação, uso sustentável do solo e fortalecimento dos corredores ecológicos/recuperação de áreas degradadas.
Os presentes também assistiram a palestra “projetos envolvendo Produção Florestal e Sistemas Silvipastoris”, ministrada por Valdemir Antônio Laura, chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento Embrapa Gado de Corte.
A próxima reunião do Diálogo Florestal no Mato Grosso do Sul será no dia 1 dezembro, em parceria com o evento da Reflore/MS, onde será apresentado o Plano estadual de Florestas Plantadas de MS.
O Fórum MS também estará presente no Encontro Nacional do Diálogo Florestal que acontecerá em Brasília no dia 21 de novembro.
Maiores informações e contato:
Julia Boock (WWF-Brasil)
juliaboock@wwf.org.br
(67) 3025-1112 / 8155-4136