Saiba mais sobre a participação do Fórum Florestal Capixaba no fortalecimento da legislação e implementação das políticas públicas ambientais no Espírito Santo

ago 28, 2024 | Fórum Florestal do Espírito Santo, Notícias

O Fórum Florestal Capixaba (FF Capixaba) vem atuando ativamente nas políticas públicas ambientais no Espírito Santo. Desde sua criação, em 2008, o Fórum visa defesa da biodiversidade, fomento florestal e boas práticas da silvicultura para a construção de paisagens sustentáveis.

 

Um dos exemplos de atuação na implementação de políticas públicas ambientais é a participação do Fórum na Câmara Técnica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF). 

De acordo com o coordenador técnico do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDRAGO), Frederico Raposo, organização que hospeda a secretaria executiva do Fórum Florestal Capixaba, o Fórum vem colaborando para o monitoramento e o aprimoramento de normas e legislação ambiental no território. 

“Já colaboramos, por exemplo, na elaboração de moção sugerindo alteração na legislação sobre de registro e autorização de árvores plantadas, além de participarmos de uma série de diálogos sobre licenciamento ambiental e temas relacionados ao setor florestal dentro da Câmara Técnica do IDAF, ressalta Frederico que atua como assessor técnico no FF Capixaba . 

Além disso, o Fórum já avaliou a necessidade de mais pesquisas voltadas para restauração e paisagens sustentáveis e colaborou em editais junto à Secretaria de Ciência Tecnologia do Espírito Santo, sugerindo  ampliar o leque de pesquisa na área florestal com aumento de prazo ou inserção de mais itens de custeio para projetos de pesquisa na área.

Segundo o secretário executivo do Fórum, Gilmar Dadalto, os membros do Fórum vem acompanhando de perto o trabalho do IDAF na  operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no estado. Conforme relatório apresentado em setembro de 2023, das 132 mil propriedades existentes no estado do Espírito Santo, 112 mil estão inscritas no CAR. “Todas essas iniciativas visam a melhoria da paisagem.  Como o  Fórum tem uma representação ampla envolvendo a sociedade civil, empresas do setor florestal e instituições de ensino e pesquisa, temos influência na tomada de decisão para a implementação das políticas”, ressalta.

Gilmar Dadalto também aponta o Programa Reflorestar do Governo do Espírito Santo – que visa a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, – como um grande gargalo para intensificar as ações  do Diálogo do Uso do Solo, uma plataforma do Diálogo Florestal que reúne pessoas em encontros presenciais ou virtuais, para levantar conhecimentos e apoiar processos que auxiliem à melhoria da governança, o desenvolvimento inclusivo e negócios responsáveis em paisagens.

 

Diálogo do Uso do Solo (LUD Espírito Santo)

A região escolhida para o Diálogo do Uso do Solo no ES é Guarapari, trata-se de uma área de grande relevância, pela sua beleza cênica e por ser fonte de água para o abastecimento público do município de Guarapari (ES). 

O LUD Espírito Santo já passou por duas etapas: O Diálogo de Escopo, no qual foram definidas as paisagens prioritárias para serem foco do LUD, e o Diálogo de Campo, um momento de aprendizagem vivencial que trouxe os aspectos relacionados aos desafios vislumbradas na região da Rota da Ferradura (Bacia dos Rios Conceição e Jabuti). 

Os representantes do Fórum Florestal Capixaba informaram que está previsto para este ano o Workshop de finalização do Diálogo do Uso do Solo, com a elaboração de um documento final com o planejamento das ações que irão contribuir com o manancial hídrico que abastece a região escolhida.

Além disso, o Fórum Florestal Capixaba tem apoiado a elaboração de publicações com temas de interesse do Fórum.

 

SAIBA MAIS SOBRE RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE PAISAGENS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Texto: Fernanda Dorta/Eccoa Comunicação.

Editora: Fernanda Rodrigues.