“União pela restauração do planeta”
A Saúde das pessoas e uma economia forte dependem da conservação e da restauração dos ecossistemas
Você sabia que o Diálogo Florestal é formalmente apoiador da Década das Nações Unidas para Restauração dos Ecossistemas 2021–2030? E o dia internacional do meio ambiente deste ano tem como temática central a restauração e resiliência à seca.
Nunca foi tão urgente restaurar os ecossistemas para a nossa saúde e a do planeta. Esse é o espírito da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas: prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos para ajudar a erradicar a pobreza, combater as mudanças climáticas e prevenir uma extinção em massa. Para que isso aconteça na prática, é preciso alavancar muitas frentes de mobilização e participação individual e coletiva.
Através de diferentes iniciativas e projetos dos Fóruns Florestais regionais, o Diálogo Florestal (DF) vem demonstrando através de tecnologias do diálogo como é possível mudar modelos predatórios nos territórios para construir paisagens e modelos mais sustentáveis de vida.
O DF vem há 19 anos unindo esforços para promover o entendimento e a colaboração entre empresas do setor florestal e organizações da sociedade civil a nível mundial.
Entre os principais objetivos está a criação de consensos e pactos nesses setores para garantir a realização das atividades florestais com respeito à vida.
Por isso, considera a conservação da natureza como um valor intrínseco, não somente a serviço utilitário do ser humano, mas que contribua para o seu bem-viver. A relação entre água, florestas e biodiversidade é um dos temas centrais do Diálogo.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, selecionamos três publicações do Diálogo Florestal para te ajudar a refletir e colaborar na Década da Restauração dos Ecossistemas:
“Desafios para Ganhar Escala na Restauração e o Papel da Sociedade Civil”, com análises destacando a importância do viés social da atividade. Edição especial com casos de sucesso (2022)
Você também pode ouvir o podcast “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade civil” (2022). Programa produzido a partir do evento de lançamento da edição 10 do Cadernos do Diálogo.
“Paisagens Florestais e o Protagonismo das Mulheres”. A publicação apresenta experiências exitosas na restauração de paisagens associadas à atuação do Diálogo Florestal e do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, a partir de um olhar mais aprofundado para a questão de gênero .
“Mosaicos Florestais Sustentáveis: monitoramento integrado da biodiversidade e diretrizes para restauração florestal” Publicado em 2011, apresenta as diretrizes para monitoramento da biodiversidade e para restauração do projeto “Iniciativa Mosaicos Florestais Sustentáveis”, desenvolvido por instituições que integram o Diálogo Florestal na região da BA e ES.
Destaque especial para dois coletivos que têm como missão a restauração: a Aliança pela Restauração na Amazônia, em que o Fórum Florestal da Amazônia é membro e o Pacto pela restauração da Mata Atlântica, do qual o Diálogo Florestal faz parte do conselho de coordenação. Esses coletivos fazem parte da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE).
Autora: Fernanda Dorta/Eccoa Comunicação.
Edirora: Fernanda Rodrigues.