Atividades do Diálogo em 2008

por | dez 19, 2008 | Notícias

Relatório Resumo 2008

O presente relatório apresenta um resumo das principais atividades desenvolvidas pelo Diálogo Florestal no ano de 2008 e encaminhamentos para 2009.

Objetivos da Segunda Fase do Diálogo Florestal

•    Manter e consolidar um espaço de diálogo pró-ativo entre ambientalistas e empresas do setor florestal.
•    Gerar resultados concretos, em campo e em larga escala, para a conservação dos recursos naturais da Mata Atlântica.
•    Contribuir para a melhoria da qualidade de vida humana, a partir do aprimoramento das relações destas com os recursos naturais.
•    Propor e influenciar a adoação de políticas públicas que favoreçam a proteção e a sustentabilidade dos recursos naturais da Mata Atlântica.

Atividades

1.    Manutenção e ampliação do Fórum Nacional

Para a segunda fase foram convidadas novas empresas, ONGs e representantes da academia, ficando o Fórum Nacional com a seguinte composição:
•    Aracruz, Cenibra, Klabin, Masisa, Norske Skog Pisa, Rigesa, StoraEnso, Suzano, Veracel, Votorantim, LERF – Esalq/USP, Embrapa Florestas, IPEF, Bracelpa, Sociedade Brasileira de Silvicultura, Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais.
•    Amda, Apoena, Apremavi, Conservação Internacional, Ecoar, Flora Brasil, Floresta Viva, Fundação Biodiversitas, Fundação SOS Mata Atlântica, Imaflora, Instituto BioAtlântica, Instituto Ecofuturo, Ipê, Ipema, Rede de Ongs da Mata Atlântica, Reserva da Biosfera, SPVS, TNC.

2.    Encontros Nacionais

O V encontro nacional foi realizado em Brasília (DF), nos dias 12 e 13 de junho de 2008. Este encontro foi o primeiro da segunda fase do Diálogo. O encontro discutiu temas apontados como prioritários na primeira fase e acrescentou mais dois temas, com a formação de dois novos Grupos de Trabalho.

Além disso, ficou definido que o apoio à articulação dos Fóruns Regionais será uma das principais estratégias da segunda fase. Ficou estabelecido também que o Diálogo deverá discutir com mais profundidade ações que possam influenciar as políticas públicas relacionadas à questão ambiental, verificando formas de realizar o intercâmbio com setores governamentais.

Temas Prioritários do Diálogo Florestal em nível nacional:

Diretrizes conservacionistas para fomento florestal
Planejamento da Paisagem
Áreas protegidas particulares
Relação água-florestas-biodiversidade

A partir do V encontro nacional o diálogo passou a incorporar o Bioma Pampa, assumindo o seguinte nome: Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa. Com as discussões posteriores nos Fóruns Regionais, abriu-se a possibilidade de incluir também o cerrado.

3.    Ampliação do Conselho de Coordenação

Em 2008 o Conselho de Coordenação passou a ser composto por 10 instituições, 05 empresas e 05 ONGs: Rigesa, Suzano, VCP, Veracel, Cenibra, IBio, TNC, CI, Apremavi e Biodiversitas.

Realizou 02 reuniões presenciais e várias teleconferências. Além disso, seu funcionamento se dá através de uma lista virtual.

4.    Estruturação do Diálogo

A partir de julho de 2008, o Diálogo passou a contar com o trabalho de uma secretária executiva, baseada em Brasília, sob a supervisão do IBio. Dentre as principais atividades da secretaria estão:

•    Representar o Diálogo Florestal em eventos, reuniões ou junto a entidades e/ou autoridades;
•    Executar as atividades que lhe forem atribuídas nos Encontros do Fórum Nacional e as que lhe forem delegadas pelo Conselho deliberativo do Diálogo;
•    Coordenar e executar as atividades da Secretaria Executiva, promovendo os atos necessários à sua administração e à execução das atividades do Diálogo;
•    Coordenar a organização dos Encontros do Fórum Nacional, elaborando os seus relatórios;
•    Promover a integração dos fóruns regionais, entre si e entre estes e o fórum nacional;
•    Divulgar as atividades desenvolvidas pelo Diálogo;
•    Ajudar na facilitação e acompanhamento da lista de discussão eletrônica do Diálogo.

5.    Elaboração da Identidade Visual e Site

O processo de construção da identidade visual para o Diálogo Florestal foi concluído no segundo semestre de 2008. Foram elaborados os seguintes produtos:
•    Logomarca
•    Assinaturas por Fóruns e Biomas
•    Papelaria
•    Manual de aplicação

Com relação ao site do Diálogo Florestal, foi colocado no ar um site provisório, que contém as informações principais sobre a iniciativa como: apresentação, objetivo, princípios, composição, relatórios e um espaço para notícias.

O site definitivo, com a aplicação da identidade visual e estrutura completa, está em elaboração e deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2009.

6.    Publicação

Em junho de 2008 foi lançada a publicação “Sementes do Diálogo: registros da primeira fase do Diálogo Florestal para a Mata Atlântica”.
Impressa em papel e em gráfica certificados pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC), a publicação recupera e analisa os desdobramentos dos três primeiros anos da iniciativa, de 2005 a 2007. No período, foram realizados quatro encontros entre representantes de empresas do setor de base florestal e de organizações ambientalistas que atuam na Mata Atlântica.
A publicação está disponível para download.

7.    Diálogo Internacional

De 13 a 17 de abril de 2008, aconteceu nas cidades de Vitória (ES) e Mucuri (BA), uma reunião do Diálogo Florestal Internacional que teve como tema principal “A Silvicultura de Manejo Intensivo no Brasil”.

Várias instituições do Diálogo Florestal Nacional ajudaram a organizar e participaram do evento, contribuindo para um maior intercâmbio com o Diálogo Internacional.

8.    Consolidação e ampliação dos Fóruns Regionais

Elencada como uma das principais estratégias para a segunda fase do Diálogo, a ampliação e consolidação dos Fóruns Regionais avançou muito em 2008. Estão sendo consolidados os trabalhos do Fórum do Sul e Extremo Sul da Bahia e foram inaugurados 06 novos Fóruns.

Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia

Existe desde 2005. É um modelo para os demais fóruns, tanto pela forma de funcionamento quanto pelos resultados gerados.

Desenvolveu diretrizes para o Fomento Florestal, que foram assumidas pelo Fórum Nacional e que estão servindo como referência para os outros Fóruns. Em 2008 Iniciou uma discussão sobre Reserva Legal com o governo da Bahia e formou dois novos Grupos de Trabalho: Odenamento Territorial (com primeiro foco em contribuições para o ZEE regional) e
Monitoramento Independente de Impactos Sociambientais da Silvicultura (com foco inicial na definição de indicadores prioritários).

O próximo encontro do Fórum está previsto para os dias 05 e 06 de Fevereiro de 2009.

Fórum Florestal do Rio Grande do Sul

Iniciado em 2007, com 10 reuniões já realizadas, tem como principal desafio discutir a expansão da silvicultura para o Pampa de acordo com regras e zoneamento que respeitem a legislação e favoreçam a conservação da biodiversidade. A existência deste fórum foi determinante para que o Diálogo Florestal incluísse o Pampa no seu nome.

Tem prevista para 2009 a realização de um seminário sobre tema: “Florestas e Água”.

Fórum Florestal de São Paulo

Já realizou 03 encontros, tendo como temas prioritários: Planejamento da Paisagem; Gestão Socioambiental; Parcerias Florestais; Conservação em Áreas Privadas; Água, Floresta e Biodiversidade; e, Políticas Públicas.

No encontro dos dias 04 e 05 de dezembro ficou definido que o Diálogo Florestal SP trabalhe junto ao projeto “Corredor do Vale do Paraíba”, dentro dos dois primeiros temas prioritários, com a necessidade de definir o recorte das atividades a serem desenvolvidas ou apoiadas.

Como a integração junto ao projeto Corredor terá um recorte regional (Vale do Paraíba), decidiu-se que deverá ser desenvolvido um terceiro tema (sugestão é que seja o terceiro tema prioritário: Parcerias Florestais), que seja comum e de interesse de todas as empresas e ONGs do estado de São Paulo.

A próxima reunião deverá ocorrer entre os dias 09 e 13 de fevereiro de 2009.

Fórum Florestal do Espírito Santo

Em sua primeira reunião definiu que um dos temas principais para a discussão no Espírito Santo é o Fomento florestal. Para a sua segunda reunião que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2009, este será o tema principal.

O encontro terá na programação a apresentação dos programas das empresas e ONGs e uma visita de campo na região de Santa Teresa.

Fórum Florestal Mineiro

Realizou duas reuniões. Decidiu que dará foco também para a questão do abastecimento das siderúrgicas e guseiras. Está elaborando uma carta de princípios para aceitação de participantes no Fórum.

Sua próxima reunião deverá acontecer no primeiro trimestre de 2009.

Fórum Florestal Fluminense

Realizou seu III encontro no dia 18 de novembro de 2009. Tem como temas prioritários:
1 – Produção: mercado florestal e produção de sementes.
2 – Licenciamento: agilidade, eficiência e descentralização.
3 – Incentivos: serviços ambientais e crédito/fomento.
4 – Legislação.
5 – Educação Ambiental.

Fórum Florestal do Paraná e Santa Catarina

Já realizou duas reuniões. Tem 02 GTs em andamento: Projeto Piloto, com enfoque para o Planejamento da Paisagem e Fomento Florestal.

Na reunião de novembro selecionou uma área geográfica onde será realizado um projeto piloto de planejamento da paisagem. As atividades que serão desenvolvidas serão discutidas numa reunião de trabalho, a partir de um diagnóstico da região.  Este encontro também discutiu as diretrizes do fomento, sendo que essas agora serão debatidas internamente em cada empresa participante do Fórum. O próximo encontro será nos dias 20 e 21 de março de 2009.

Prêmios

O Diálogo Florestal recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia 2008, na categoria “Ação Ambiental Especial”.

Em sua 16a edição, o prêmio, que é uma iniciativa da Revista Expressão, teve 164 cases inscritos. O prêmio para o Diálogo Florestal foi uma indicação do júri e mereceu destaque especial. O Diálogo é matéria de capa do Anuário de Ecologia, fazendo o seguinte comentário já na matéria do editorial: “A distinção mais importante de 2008 é justamente para o Diálogo Florestal, uma iniciativa que reúne empresas do setor florestal e ambientalistas na busca de entendimento para atingir um objetivo comum, a conservação do meio ambiente.”

Principais encaminhamentos para 2009

1) A sugestão é que o próximo encontro nacional seja realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2009, em são Paulo (SP), visando possibilitar uma maior participação de pessoas dos Fóruns Regionais e também de Diretores das empresas.

2) Levando em conta que o trabalho nos Fóruns Regionais tem sido de suma importância e que será necessário um investimento maior para que os mesmos se consolidem e cumpram com seus objetivos o Conselho de Coordenação decidiu que um dos temas do próximo encontro nacional seja esse e que sejam convidados atores dos devidos fóruns para uma grande reunião de trabalho.

3) Outra sugestão foi elaborar um projeto específico, a ser encaminhado a fundações, para apoiar a implantação dos Fóruns Regionais. Este projeto poderia ajudar a suprir necessidades como: recursos para a realização de reuniões e pessoal para coordenação de cada fórum.

4) Com relação ao Pampa, uma vez que havia sido sugerido que o próximo encontro fosse no RS, Miriam ficou de falar com a Káthia e propor a ela que a próxima reunião presencial do Conselho de Coordenação, seja no Pampa. A data proposta foi março de 2009.

5) Para uma maior divulgação junto ao setor governamental ficam como sugestões as seguintes atividades:
•    Realização de um “Café da Manhã”, na Câmara dos Deputados, em conjunto com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Frente Parlamentar de Silvicultura.
•    Agendamento de uma reunião de intercâmbio com os coordenadores do Projeto Corredores Ecológicos, na Secretaria de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente.
•    Participação do Diálogo Florestal no desenvolvimento de atividades do Programa da Mata Atlântica do Ministério do Meio Ambiente.

6) Elaboração de um plano de divulgação do Diálogo Florestal.

7) Verificar formas adicionais para captação de recursos.