Diálogo Florestal é apresentado no Chile

por | nov 26, 2012 | Notícias

No dia 20 de novembro de 2012 o professor Walter de Paula Lima participou, no Chile, de uma reunião com representantes do Instituto Florestal do Chile (INFOR), da Corporación chilhena de la Madera (CORMA) e com representantes de empresas florestais do Chile para discutir a questão da relação entre plantações florestais e a água.

Segundo o pesquisador, este tema é também bastante polêmico naquele país e o aumento da pressão popular, assim como de ambientalistas e de ONGs está fazendo com que tanto o INFOR, quanto as empresas florestais comecem a reagir, no sentido de iniciar estudos e programas de monitoramento: “a reunião teve exatamente o objetivo de apresentar o que nós estamos fazendo no Brasil nesse sentido, através do Programa Cooperativo de Monitoramento Ambiental de Microbacias (PROMAB), do IPEF”, comentou Walter.

O Chile conta, atualmente, com cerca de 2.400.000 ha de plantações florestais, o que corresponde a cerca de 3% da superfície territorial do país. Deste total, 1.500.000 ha são de plantações de Pinus radiata. Em termos de eucalipto, plantam principalmente  E. globulus (484.000 ha) e E. nitens (185.000 ha). As plantações estão distribuídas ao sul de Santiago, principalmente nas regiões de Maule, Bio-Bio e Araucanía.

No final da reunião Walter fez uma apresentação sobre o Diálogo Florestal, procurando mostrar a importância da atuação do Diálogo no Brasil, por se constituir em fórum aberto, transparente e democrático para a discussão da interação entre todos os atores envolvidos na conservação da água e do meio ambiente.

Walter de Paula Lima é o autor do volume número 01 do “Cadernos do Diálogo” com o tema “A Silvicultura e a Água”, que pode ser acessado neste link, bem como as outras publicações do Diálogo.

O Diálogo Florestal brasileiro volta a ser tema no Chile esta semana, através de uma reunião entre ONGs e empresas, convocada pelo WWF-Chile, que terá a participação de Oscar Artaza, ex-secretário executivo do Fórum Florestal da Bahia, convidado especialmente para fazer uma apresentação sobre a experiência brasileira. A reunião acontecerá no dia 27 de novembro, na sede da OIT, em Santiago.