Diálogo Florestal lança publicação sobre Silvicultura e Biodiversidade

por | jun 8, 2012 | Notícias

O lançamento do quarto volume da série “Cadernos do Diálogo” aconteceu durante o Seminário “Forests: the Heart of a Green Economy”, realizado no dia 18 de junho de 2012, por ocasião da Rio+20.

A publicação em pdf pode ser acessada aqui.

O seminário foi uma iniciativa conjunta da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o International Council of Forest and Paper Association (ICFPA) e a Associação Brasileira de celulose e Papel (Bracelpa) e tem como objetivo debater a contribuição da atividade florestal no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza.

De autoria dos pesquisadores do Ipê, Claudio Valladares Pádua e Rafael Chiaravalloti, a publicação pretende responder questões como: é possível conciliar atividades produtivas, como plantios florestais comerciais, com a conservação da Biodiversidade? Os impactos ambientais das atividades florestais podem afetar o equilíbrio dos remanescentes de vegetação natural? O setor florestal atualmente concilia, de forma eficiente, suas ações com o equilíbrio da fauna e flora natural? As espécies nativas convivem com os plantios florestais? Essas questões sempre permeiam a sociedade quando o assunto é a Silvicultura.

Além disso, a publicação traz também um capítulo exclusivo sobre projetos de conservação e avaliação da Biodiversidade, conduzidos por instituições que participam do Diálogo Florestal, sejam empresas, sejam organizações do terceiro setor ou ainda parcerias entre esses dois atores.