Evento do Diálogo Florestal no Congresso Mundial de Florestas foi um sucesso

por | out 25, 2009 | Notícias

Com mais de 6.000 participantes, a décima terceira edição do Congresso Mundial de Florestas aconteceu de 18 a 23 de outubro, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Organizado pela FAO e pelo Governo Argentino, o congresso teve como lema o Desenvolvimento Florestal como fator de equilíbrio vital, e em tempos de mudanças climáticas, este foi um temas prioritários das conferências e reuniões paralelas.

O “side event” do Diálogo Florestal aconteceu no dia 21 de outubro, com a presença de 100 participantes de vários países. Miriam Prochnow, secretária executiva do Diálogo, fez uma apresentação do Diálogo em si, seu histórico, princípios, caminhos percorridos e perspectivas futuras. Na seqüência, João Carlos Augusti da Fibria, integrante do Conselho de Coordenação do Diálogo, fez uma explanação sobre a visão das empresas com relação a essa iniciativa que reúne ONGs ambientalistas e empresas do setor de base florestal. Augusti falou da importância do Diálogo para as empresas e das oportunidades que ainda estão por vir na realização de inúmeras ações em conjunto visando a conservação e a restauração do meio ambiente e também a execução de projetos sociais.

Coube a Beto Mesquita, do Instituto Bioatlântica e também do Conselho de Coordenação do Diálogo, passar para os presentes a visão das ONGs sobre o processo de diálogo com as empresas. Beto destacou que o fator fundamental para o sucesso do Diálogo Florestal é o fato dele seguir critérios claros quanto a sua condução e se basear nos ativos dos dois setores. Destacou também que ainda existe muito trabalho a ser feito, mas que existe muita boa vontade e compromisso para fazê-lo.

Durante o debate com os participantes, ficou claro que a iniciativa do Diálogo Florestal deveria servir de exemplo para outros setores, entre os citados estava o setor agropecuário e o setor de energia. Os participantes também chamaram a atenção para que os integrantes do Diálogo Florestal tenham cada vez mais uma preocupação em suas ações, com atividades para mitigação de mudanças climáticas no longo prazo.

Outro evento paralelo organizado por integrantes do Diálogo Florestal aconteceu no dia 23. Este evento apresentou o projeto Mosaicos Florestais que é desenvolvido pela CI, IBio, Fibria, Veracel e Kimberly-Clack, no sul da Bahia. Uma participação importante do evento dos mosaicos, foi a de José Nivaldo Pienizoti, fomentado da empresa Veracel, que falou sobre sua experiência de adequação ambiental de sua propriedade e o incremento de renda na mesma.

Em anexo cópia da apresentação sobre o Diálogo Florestal e folder institucional elaborado para o evento.