Fórum Florestal do Rio Grande do Sul se reuniu no dia 15 de agosto de 2008

por | ago 19, 2008 | Fórum Florestal do Rio Grande do Sul

O Fórum do Diálogo Florestal do Rio Grande do Sul contou com 25 participantes, entre representantes de ONGs, empresas florestais e universidades.

O encontro do dia 15 de agosto ocorreu em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, a 380 quilômetros de Porto Alegre. Nesta região, a silvicultura vem ganhando espaço com a instalação de empreendimentos florestais que visam à produção de celulose.

Rosário do Sul é a sede do escritório operacional da Stora Enso, que investe na formação de uma base florestal de eucaliptos de 100 mil hectares em 11 municípios da região.

Um dos pontos marcantes foi a participação de organizações não-governamentais da região. “Após oito encontros do Diálogo Florestal no Rio Grande do Sul, foi a primeira vez com tantas ONGs juntas”, disse Kathia Vasconcelos, da Rede de ONGs da Mata Atlântica.

O Diálogo Florestal no Pampa definiu os seguintes temas prioritários para as futuras discussões:

  • silvicultura e água,
  • gestão de propriedades e adequação ambiental (licenciamento, manejo de invasoras, recuperação de APPs RL, boas práticas, fomento),
  • mosaicos de áreas protegidas (compensação ambiental, uso de UCs, APPs), e
  • Engajamento dos atores sociais.

Além de conhecer o projeto da Stora Enso, inclusive com uma visita aos plantios florestais na Estância Tarumã, e assistir à apresentação do projeto Lucas do Rio Verde Legal, desenvolvido pela The Nature Conservancy em Mato Grosso, os participantes debateram questões específicas do Rio Grande do Sul, em especial o Zoneamento Ambiental da Silvicultura.

Participaram da reunião as seguintes organizações:

ONGs
Rede de ONGs da Mata Atlântica, Amigos do Rio, Associação de Defesa Ambiental, Atele Saledeiro, Transfronteiriça, The Nature Conservancy e Assecan.

Empresas
Aracruz, Stora Enso, Masisa e Votorantim Celulose e Papel.

Empresas de Consultoria
Signi Estratégias de Sustentabilidade, Árvore Plus, Foco Estudos Socioambientais, Ka’aguy Consultoria Ambiental e Instituto Pró Pampa.

Universidades
Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa.

O próximo Diálogo Florestal no Rio Grande do Sul ficou agendado para os dias 9 e 10 de outubro, em Pelotas.