Fórum Florestal Mineiro realiza reunião no Centro de Pesquisas da Vallourec Florestal

por | jul 11, 2014 | Fórum Florestal Mineiro

Com a finalidade de conhecer as práticas ambientais das empresas que participam do grupo, foi realizada reunião itinerante na Vallourec Florestal, no dia 13 de maio de 2014. A empresa possui uma área (total) de 232.776,88 hectares, dos quais 113.022,05 ha são de área plantada e 98.859,66 de vegetação nativa.
De acordo com Régis Mendonça, gerente de meio ambiente da Vallourec, todo suprimento de carvão vegetal da empresa provem exclusivamente de plantações florestais, incluindo produção própria e aquisição de terceiros.
Os talhões dos plantios florestais são intercalados por corredores ecológicos de vegetação nativa com largura de 25 m. Esse método é resultado de pesquisa própria que comprovou o papel das aves no controle biológico de pragas florestais. As aves adentram cerca de 300 metros nos plantios, então, os talhões têm 500 metros.
Durante a discussão foi questionado se no planejamento do corte é considerado o deslocamento da fauna, principalmente da mastofauna, na época da colheita, visto que as laterais dos talhões ficam desnudas e há presença de máquinas (ruídos) e presença humana. O Fórum se propôs a pesquisar se alguma empresa do Diálogo Florestal tem estudo sobre o tema e realizar uma troca de experiência.
O controle biológico de pragas é feito através de pesquisas próprias e monitoramento visual constante. Para o controle das formigas  utilizado defensivo agrícola. O monitoramento de aves e mamíferos é realizado nas áreas da empresa desde 1999, com utilização de câmeras fotográficas e já demonstrou presença de algumas espécies ameaçadas de extinção.
Na área de educação ambiental, dentre outras, são realizadas ações para o público interno e externo, com treinamentos jurídicos ambientais, Diálogo Diário Ambiental, atividades para professores e alunos de 56 escolas municipais, com o objetivo de atender 10.000 alunos no ano 2014.
A revisão do planejamento estratégico mostrou a necessidade de definir uma linha de ação para o grupo. Também foi aprovada a proposta de elaboração de cartilha didática para professores, com a finalidade de informá-los sobre plantações florestais e que o tema seja repassado para os alunos.
Foi eleita como “bandeira de luta” do grupo a ampliação do tempo de licença das empresas em função de projetos ambientais voluntários para proteção da biodiversidade.
Luiz Carlos Cardoso Vale, do Instituto Terra Brasilis, se prontificou a produzir a primeira minuta para ser discutida virtualmente e concluída na reunião presencial.
A próxima reunião do Fórum Florestal Mineiro será em 05 de agosto de 2014.