Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina discute projeto Piloto

por | fev 10, 2010 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

O V encontro do Fórum Florestal Paraná – Santa Catarina foi realizado em Curitiba (PR), no dia 04 de fevereiro de 2010, sob a coordenação da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e contou com a presença de 14 representantes de organizações ambientalistas e empresas do setor florestal.

O assunto principal da pauta do encontro foi a apresentação da minuta do projeto piloto a ser desenvolvido prioritariamente na região das Bacias Hidrográficas dos Rio Chapéco e Timbó, que terá como principais linhas de atuação: a restauração e recuperação de áreas degradadas, a servidão florestal, o pagamento por serviços ambientais e a questão das políticas públicas de meio ambiente. O projeto deverá abranger cerca de quinze municípios. Para o fechamento do projeto e a discussão sobre estratégias de execução, ficou marcada uma reunião do GT Piloto, para o dia 06 de abril.

Os outros assuntos discutidos no encontro foram a consolidação da Secretaria Executiva do Fórum, que deverá atuar de forma efetiva a partir do mês de março, a  elaboração do banco de dados sobre os projetos e atividades das organizações do Diálogo e a estratégia de divulgação das diretrizes do fomento florestal, já aprovadas pelo coletivo do Fórum Regional.

Também foi discutida a agenda dos encontros para o ano de 2010, com a definição preliminar das seguintes datas: 06 e 07 de maio, 05 e 06 de agosto e 11 e 12 de novembro.

Maiores informações podem ser obtidas junto à Secretaria Executiva, no seguinte email: [email protected]