Fórum Florestal PR e SC participa de reunião da ACR

por | out 23, 2012 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

No dia 19 de outubro de 2012, Edilaine Dick, secretária executiva do Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, participou da 3ª reunião técnica da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) realizada em Rio Negrinho (SC).

A participação no evento propiciou a divulgação do Fórum Florestal PR e SC, e a aproximação com diversas empresas do setor florestal. Durante a palestra Edilaine Dick, apresentou o que é o Diálogo Florestal, objetivos e principais premissas, assim como falou sobre o processo de funcionamento do Fórum , principais atividades desenvolvidas, resultados obtidos e importância dessa iniciativa para a região sul do país.

Destacou que o Fórum é um importante espaço para discussão e construção de consensos entre ONGs e setor florestal, no que tange a produção florestal aliada ao planejamento da paisagem e consequente conservação da natureza.

Também apresentou os principais pontos abordados nas diretrizes estabelecidas para o Fomento Florestal e adotadas pelas empresas participantes deste Fórum, e ao final da apresentação agradeceu ACR pelo espaço cedido e convidou a instituição e demais empresas presentes a se integrarem a esta iniciativa.

Ivone Satsuki Namikawa coordenadora de sustentabilidade da empresa Klabin e conselheira do Diálogo Florestal, em seguida apresentou os princípios, critérios, dificuldades envolvidas na certificação florestal e a contribuição deste processo na conservação ambiental. O tema também é ponto de pauta no Fórum Florestal PR e SC.

Destaca-se que este Fórum teve inicio em 2008, e tem como objetivos:

– Influenciar positivamente em ações de conservação de remanescentes florestais e campos nativos.

– Ser um espaço de diálogo e planejamento que influencie políticas públicas voltadas à conservação ambiental.

– Desenvolver e divulgar boas práticas voltadas a conservação de remanescentes da Mata Atlântica.