Fórum São Paulo conclui o ano com avanços e plano para 2016

por | jan 19, 2016 | Fórum Florestal Paulista

No último encontro do ano de 2015, ocorrido dias 8 e 9 de dezembro, na UNIVAP, São José dos Campos, o Fórum Paulista avançou no tema paisagem, água e biodiversidade, além de fazer um balanço de suas atividades e planejar as atividades de 2016.

No primeiro dia fizemos uma visita técnica em uma área que está em pleno processo de restauração há 12 anos dentro da UNIVAP seguida de uma atualização sobre o projeto Corredor do Vale do Paraíba. Seguimos com o planejamento de oficinas de SIG e atividades intersetoriais para aprofundamento do tema paisagem, água e biodiversidade, definindo áreas piloto para serem trabalhadas ao longo de 2016:

  • Bacia do Jaguari, Rio do Peixe, manancial de abastecimento estratégico para São Paulo, no Vale do Paraíba com as instituições GCE, ACVP, Fibria e Suzano;
  • Microbacia do Rio Novo, manancial de abastecimento no município de Itatinga, na Bacia do Rio Pardo, Médio Paranapanema com as instituições Itapoty, Eucatex e Suzano;
  • Região do PE Carlos Botelho, Serra de Paranapiacaba com as instituições Pró-muriqui, Klabin, Fibria, Suzano e Eucatex.

Encerramos o primeiro dia de encontro com apresentação sobre a Plataforma NGP (New Generation Plantation) de iniciativa da WWF e sua relação com os temas em pauta no fórum.

O segundo dia foi dedicado ao balanço de atividades de 2015 e planejamento das atividades do fórum em 2016.

Em 2015 focamos nos temas Agrotóxicos e Transgênicos na APA Botucatu e a integração dos temas Paisagem, Água e Biodiversidade. Para trabalhar esses temas foram realizados 3 encontros:

  • XXII Encontro: no Horto de Itatinga (Esalq/USP), 27 e 28/05/15. Temas: água e biodiversidade; Agrotóxicos e transgênicos na APA Botucatu;
  • XXIII Encontro: no Pq Estadual Carlos Botelho, S. Miguel Arcanjo, 26, 27 e 28/08/15. Tema: Água e Biodiversidade com visitas técnicas;
  • XXIV Encontro: na UNIVAP, São José dos Campos 8 e 9/12/15. Tema: Água, Biodiversidade e Paisagem: dialogando sobre Manejo do Ecossistema; balanço de atividades e planejamento 2016.

Após revisão do histórico de temas já trabalhados no fórum, além de dar continuidade ao que foi abordado em 2015, decidiu-se realizar encontros multitemáticos visto a relevância de alguns assuntos como: Diretrizes Socioambientais de relacionamento com a comunidade do entorno e fomento, Adaptação dos padrões nacionais do FSC, AAVC, Controle de Javali, ICMS Ecológico e CAR/PRA. Ainda foi colocado em pauta o novo tema Incentivo aos Planos Municipais da Mata Atlântica, que deve ser trabalhado em parceria com o ONG SOS Mata Atlântica.

O fórum ainda planeja participar do encontro NGP que ocorrerá em março de 2016, das atividades do FSC Brasil e do Encontro Nacional do Diálogo Florestal, momento oportuno para interagir com os outros fóruns regionais que fazem parte do DF.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.