FSC abre processo participativo para definição de Indicadores Genéricos Internacionais

por | mar 18, 2013 | Notícias

O FSC conduziu pela primeira vez uma revisão global de seus princípios e critérios (P&C’s), aprovados em fevereiro de 2012 após a realização de amplas rodadas de consultas públicas. Para assegurar a aplicação coerente em todo o mundo destes novos P&C’s, iniciou-se um processo de construção participativa de Indicadores Genéricos Internacionais (IGI’s sigla em inglês) que vão servir como referência para todos os países na construção de seus padrões nacionais de certificação.

Esse processo participativo vai acontecer durante todo este ano, em duas rodadas mundiais de consulta, abertas a todos os atores interessados no mundo das florestas, independente de serem membros ou certificados no FSC.

Para qualificar e empoderar a participação e a voz brasileiras nesse processo, o FSC Brasil traduziu o documento em consulta (anexo) e está organizando reuniões para formar, informar, sensibilizar e construir posições coletivas que reflitam as realidades das agendas do setor ambiental, econômico e social.

Seguem as datas e locais das reuniões:
São Paulo: 05 de abril, das 9:00 às 18:00 – FGV – Faculdade Getúlio Vargas (Rua Itapeva, n. 432 – Sala 1104)
Belém: 09 de abril, das 9:00 às 18:00 – IFT – Instituto Floresta Tropical (R. dos Mundurucus, 1613);
Três Lagoas: 17 de abril, das 9:00 às 18:00 (local a definir).

Para participar das reuniões e receber mais informações, vide página do FSC, ou envie um email para [email protected].

Comentários ao documento também podem ser enviadas por email até o dia 30 de abril. Entretanto, comentários coletivos terão um peso maior do que comentários individuais, bem como, participações construídas no nível nacional com balanço de câmaras, terão um peso maior ainda, pois pressupõem acordos entre as câmaras em nível nacional. Daí a importância de participação nas reuniões presenciais!

Não perca esta oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do sistema FSC.