Projeto Verena é apresentado a produtores rurais da região do Fórum PR e SC

nov 3, 2018 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina, Notícias

No dia 16 de outubro de 2018 foi realizada uma reunião técnica na sede da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), com a participação de 23 pessoas entre produtores rurais e representantes da Apremavi, Klabin, WRI Brasil, Bioflora, TNC, 2Tree Consultoria, cooperativas e secretaria executiva do Diálogo Florestal Nacional e do Fórum Florestal PR e SC.

O encontro ocorreu dentro do escopo do Projeto Verena e teve como objetivo discutir oportunidades de adequação ambiental e geração de renda a partir do plantio de espécies nativas e exóticas.

Essa atividade é um desdobramento da apresentação do Projeto Verena realizada na reunião do Fórum PR e SC no início de agosto. Um dos encaminhamentos foi apresentar os resultados do Verena aos fomentados e produtores rurais relacionados às empresas florestais que integram o Fórum, com o objetivo de fomentar a implantação de alguns modelos adequados para a regularização da Reserva Legal e/ou áreas de baixa aptidão agrícola, para testar a solução que agrega o retorno econômico e a adequação da propriedade.

A reunião contou com a apresentação de André Nave, da Bioflora – Tecnologia da Restauração, que trouxe um panorama da legislação ambiental e das possibilidades para aliar restauração ecológica com retorno econômico, a exemplo dos sistemas agroflorestais (SAFs). Claudio Pontes e Miguel Calmon, do WRI Brasil, ressaltaram a importância do plantio de mudas como estratégia para mitigar mudanças climáticas, enaltecendo o Projeto Verena como uma estratégia que contribui para essa ação e ao mesmo tempo gera retorno econômico às propriedades rurais.

Temos o desafio de criar uma “nova economia florestal baseada em espécies nativas”, frisa Calmon, ao relembrar o quanto ainda precisamos avançar em pesquisa e desenvolvimento nessa área. Ele cita que algumas experiências foram reunidas no livro silvicultura e tecnologia de espécies da Mata Atlântica, no contexto do norte do Espírito Santo e sul da Bahia, mas que é importante dar força e escala a esse trabalho com nativas, que já se mostrou ser um negócio atrativo.

Após as apresentações, o diálogo na reunião contribuiu para o esclarecimento de dúvidas e para o convite aos produtores rurais interessados na parceria com o Verena para a implantação de Unidades Demonstrativas em suas propriedades.

Como encaminhamento, a Apremavi, dentro do escopo do Programa Matas Legais, junto com a Bioflora, farão visitas de campo às propriedades interessadas ou com potencial interesse na implantação das Unidades Demonstrativas, com o objetivo de detalhar a proposta e os passos seguintes, em ação deve ocorrer até o final de 2018.

Autor: Marcos Alexandre Danieli.