XXVI Reunião do Fórum Florestal PR e SC é realizada em Blumenau

por | abr 5, 2017 | Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina

O Fórum Regional Paraná e Santa Catarina do Diálogo Florestal realizou nos dias 09 e 10 e março de 2017 seu XXVI encontro. O evento ocorreu no auditório da Pousada Rio da Prata e na Sede do IPAN – Instituto Parque das Nascentes, em Blumenau (SC) e contou com a participação de 15 representantes de organizações ambientalistas, empresas do setor florestal e palestrantes.

Jonata Giovanella, do Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e Leocarlos Sieves, Vanderlei Paulo Schimitt e Rosane Hiendlmager, da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (ACAPRENA) abordaram a atuação de suas instituições nas políticas regionais, com destaque para o trabalho no Parque Nacional da Serra do Itajaí e as recentes ações voluntárias conduzidas para possibilitar a visitação em áreas desta Unidade de Conservação Federal.

Manoela Drews de Aguiar integra a equipe do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina e apresentou ao grupo os principais resultados da iniciativa. Citou que Santa Catarina destaca-se como importante abrigo de biodiversidade, entretanto, quando se avalia mais profundamente, percebe-se baixo número de indivíduos por espécie e por fragmento florestal amostrado, aliados a pequena regeneração natural ou mesmo sua ausência. Ressaltou que o desafio é lidar adequadamente com o que ainda temos de floresta, envolvendo governos, empresas, universidades, órgãos ambientais e cidadãos em geral para pensar em conjunto a política florestal do Estado de Santa Catarina.

Segundo o IFFSC, cerca de 82% das áreas identificadas como florestas nativas em SC possuem menos de 50 hectares e as maiores áreas contínuas de floresta são encontradas, principalmente, em Unidades de Conservação ou locais de relevo acentuado. Um destes locais é o Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI), que os participantes do Fórum tiveram a oportunidade de conhecer a partir de visita técnica no setor Nascentes, guiada por Jonata Giovanella e Suelen Conzatti,  do IPAN.

Este Parque possui mais de 57 mil hectares distribuídos em nove municípios da Serra do Itajaí e representa 2,6% da área remanescente do bioma Mata Atlântica em Santa Catarina. Para mais informações sobre a visitação no Parque, entre em contato no e-mail: institutoparquedasnascentes@gmail.com

Romulo Cicero da Silva, da Sociedade de Pesquisa em Vida Silvestre e Educação Ambiental (SPVS), falou ao grupo sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana e sobre o Projeto de Lei nº 527/2016 que busca reduzir 70% de sua área atual. Comentou que este projeto representa uma ameaça a esta Unidade de Conservação Estadual que abrange uma formação geológica única no mundo associada a uma biodiversidade singular e com grande potencial para o desenvolvimento do turismo na região. Neste sentido, solicitou apoio dos participantes do Fórum mediante assinatura de uma carta que será enviada ao Governo do Paraná com posicionamento contrário ao PL. Conheça mais sobre a importância dessa área. Acesse aqui.

O Fórum também discutiu informações levantadas em campo durante a mobilização para o Seminário sobre mudanças climáticas realizado no Oeste de SC em 2016, as quais trazem a visão de gestores municipais sobre a relação entre silvicultura, biodiversidade e comunidades. O encaminhamento será a realização de uma reunião setorial na região do seminário, como uma forma de aprofundar a discussão sobre alguns temas e divulgar o Diálogo Florestal.

Outros assuntos também foram discutidos e encaminhados, como a elaboração de um guia/manual de divulgação das diretrizes para adequação e certificação ambiental de propriedades rurais, que segue em discussão e planejamento.

O próximo encontro será realizado na RPPN Mata do Uru, área da SPVS que fica em Lapa (PR), em data a ser confirmada. Terá como objetivo a integração e troca de experiências entre o Fórum Paraná e Santa Catarina e o Fórum de São Paulo.

O Fórum PR e SC agradece ao Instituto Parque das Nascentes (IPAN) pelo apoio e parceria na realização desta reunião.

Participe do Fórum

Você é representante de empresa do setor florestal, de organização ambientalista ou movimento social com atuação no Paraná e Santa Catarina e tem interesse em participar do Fórum? Entre em contato com a secretaria executiva para mais informações: Marcos A. Danieli (marcos@apremavi.org.br).

Os encontros do Fórum constituem-se em importantes momentos para a troca de experiências entre os participantes, de maneira que experiências bem sucedidas possam servir de exemplos e replicadas para o setor florestal e organizações ambientalistas.

Autor: Marcos Alexandre Danielli