2º Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal na área de influência da Veracel entra em fase de contratação

por | ago 11, 2014 | Fórum Florestal da Bahia

A segunda fase do Monitoramento Independente da cobertura vegetal nos municípios da área de influência da empresa Veracel Celulose será realizado pelo consórcio formado pelo Instituto BioAtlântica-IBio, a empresa de consultoria – Econamfi – e o Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação da Universidade Estadual Paulista -LEEC/Unesp – Rio Claro.

A proposta enviada pelo consórcio para a realização da 2ª fase dos estudos de monitoramento já se encontra aprovada pela empresa e em estágio final de contratação. O trabalho tem duração prevista de 18 meses.

O primeiro monitoramento independente foi concluído em 2012 e seus resultados podem ser consultados no seguinte link: http://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/ecologia/leec/extension-projects/south-bahia/

Os resultados deste trabalho trouxeram estimativas da mudanças na cobertura vegetal, quantificando toda região do Extremo Sul e também por município.

Os estudos de vegetação realizados no âmbito dos monitoramentos independentes, além de inéditos na região, são de grande valor para o planejamento da paisagem, apoiar a formação de corredores de biodiversidade e facilitar as ações de fiscalização, dentre outras importantes funções relacionadas com a conservação e proteção da Mata Atlântica.