2011 foi um ano cheio de atividades para o Diálogo Florestal

por | dez 20, 2011 | Notícias

O relatório de atividades de 2011 aponta que esse  foi um ano intenso para o Diálogo Florestal.

Inaugurando uma nova forma de estruturação com a criação do Comitê Executivo, que reúne os Secretários Executivos dos Fóruns Regionais, o Diálogo aposta cada vez mais na consolidação e ampliação dos seus Fóruns. Este ano as atividades foram ampliadas para os estados do Piauí e Mato Grosso do Sul. Foram também realizados vários intercâmbios entre os Fóruns já existentes, visando a troca de experiências locais.

O Diálogo também foi inovador quando se propôs a enfrentar a discussão sobre o Código Florestal, chegando a um documento com 16 pontos de consenso, que foi oferecido aos Deputados e Senadores como subsídio para os debates. Independentemente do resultado final que está sendo aprovado no Congresso, a iniciativa do Diálogo mostra que atuar no campo das Políticas Públicas é um dos grandes potenciais do Diálogo Florestal.

O intercâmbio do Diálogo com outros setores também foi destaque durante o Seminário “A Mata Atlântica no Ano Internacional das Florestas“, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Diálogo Florestal. Este evento mostrou que ainda há muita coisa a ser feita e que as parcerias são necessárias para que se alcancem resultados melhores na área ambiental.

Outro ponto de destaque foi a participação em atividades junto ao TFD, o Fórum Internacional do Diálogo Florestal, que deverá realizar um evento no Brasil no ano que vem, do qual o Diálogo Nacional será parceiro. O tema do evento será o “4Fs” (Forests, food, fuel and fibre), uma discussão bem atual para o nosso país.

2011 foi intenso ainda para as publicações do Diálogo. Foram lançados quatro volumes do “Cadernos do Diálogo“, dois em português (Frutos do Diálogo e Mosaicos Florestais) e duas versões em inglês (Silvicultura e Água e Frutos do Diálogo). Para 2012 está prevista a publicação do volume 4 do “cadernos do Diálogo”, que terá como tema a Silvicultura e a Biodiversidade.

Nesta breve avaliação de 2011 não podemos deixar de lembrar de um amigo que partiu subitamente na semana passada e que fará falta nas atividades do Diálogo. Que ele esteja presente em espírito. Obrigada Marcão.

2012 será o ano da Rio+20 e teremos que dar nosso “melhor possível” para que avanços sejam mantidos e iniciativas inovadoras sejam consolidades. Que 2012 seja um ano melhor para as florestas.

Feliz Natal e ótimo Ano Novo.