Diálogo do Uso do Solo mobiliza soluções sustentáveis no Pampa
A segunda etapa do Diálogo do Uso do Solo (Land Use Dialogue – LUD) foi realizada em março, na região da Serra do Sudeste.
A iniciativa reuniu representantes de diversos setores — setor produtivo, sociedade civil, órgãos públicos, comunidades locais e instituições de ensino e pesquisa — para refletir sobre os desafios e potencialidades da paisagem da Serra do Sudeste, que foi definida pelos participantes como a área prioritária para o diálogo durante a etapa de Diálogo de Escopo.
A ação integra a metodologia internacional Land Use Dialogue (LUD), já aplicada em diversos países e regiões brasileiras, com o propósito de fomentar a tomada de decisões colaborativas e embasadas no território, aliando conservação ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social.
Durante três dias de imersão, foram realizadas visitas técnicas a propriedades rurais, unidades de conservação e empreendimentos produtivos — com destaque para a silvicultura, apicultura, pecuária familiar e o ecoturismo. A troca direta com lideranças locais possibilitou identificar desafios concretos e oportunidades para promover paisagens sustentáveis.
Na oportunidade, a Visão da Paisagem para a região também foi aprimorada, buscando representar os anseios dos participantes: “Em 2035, a Serra do Sudeste tem sua paisagem natural e cultura conservada, com uso sustentável e benefícios sociais, ambientais e econômicos.” Ainda na sessão de finalização do Diálogo de Campo, foram identificados os principais desafios para a sustentabilidade e desenvolvimento da região:
- Implementação efetiva do Código Florestal e regularização ambiental (CAR e Reservas Legais);
- Valorização da pecuária sustentável e de cadeias da bioeconomia local;
- Criação de mecanismos de pagamento por serviços ambientais (PSA);
- Planejamento territorial que equilibre expansão produtiva e conservação;
- Fortalecimento do turismo sustentável;
- Comunicação e engajamento com comunidades locais;
- Controle de espécies invasoras e promoção da biodiversidade nativa.
Com base nos resultados obtidos, nos próximos meses deverá ser realizada a oficina de finalização do LUD Pampa, para o estabelecimento de ações e recomendações concretas, incentivando a formação de parcerias locais e a mobilização de políticas públicas para a ação em relação aos principais desafios identificados.
Confira o resumo das Co-lideranças do LUD Pampa: Diálogo de Campo (Português) (Inglês).
Registros do LUD Pampa: Diálogo de Campo. Crédito: Vitor Lauro Zanelatto.
Autoria: Vitor Lauro Zanelatto
Revisão: Fernanda Rodrigues
Foto de capa: Vitor Lauro Zanelatto