A retomada do Fórum Florestal de São Paulo

por | dez 13, 2012 | Fórum Florestal Paulista

Desde o final de junho, quando realizou uma reunião de retomada após o falecimento do então Secretário Executivo Marcos Fernandes da Costa, o Fórum Florestal de São Paulo (FFSP) realizou dois encontros da plenária e trabalhou para compilar todo o material discutido durante seus quatro anos de existência, bem como para planejar os próximos anos.

A primeira reunião aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental da Fibria, em Santa Branca e contou com a presença de 21 pessoas que representavam oito ONGs e cinco empresas. O encontro durou dois dias e permitiu ao grupo formatar o planejamento para os próximos anos, como também para encaminhar a validação de diretrizes socioambientais e estudos do Grupos de Trabalho de Planejamento da Paisagem (subgrupos Vale do Paraíba e Alto Paranapanema).

A segunda e última reunião de 2012  aconteceu na sede da Bracelpa, na capital paulista. O encontro reuniu  22 pessoas que representaram seis ONGs e seis empresas, além de um representante do governo que, a convite do FFSP apresentou ao grupo a Operação Corta Fogo da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP. Nesse encontro discutiu-se sobre a posição do FFSP em relação a Lei do ICMS Ecológico do Estado de SP e foram validados quatro importantes documentos: o Plano de Ações e o Orçamento para 2013, além das Diretrizes Socioambientais para o Fomento Florestal e as Diretrizes Socioambientais para o relacionamento com comunidades de entorno.

O subgrupo Vale do Paraíba do GT de Planejamento da Paisagem apresentou os “Estudos de conexão de grandes fragmentos em São José dos Campos e Monteiro Lobato” e o subgrupo do Alto Paranapanema explanou sobre o “Estudo sobre a situação das populações ferais de javalis na Fazenda Entre Rios e proximidades”, sendo que todos os resultados deverão ser publicados em 2013.

Foi eleita a nova Secretaria Executiva que contará com a presidência do Instituto Itapoty, na pessoa da Juliana Griese e a suplência da Associação Pró Muriqui, representada pelo Maurício Talebi. A vice-presidência será composta pela Suzano, na pessoa do Vinicius Precioso e a suplência ficará a cargo da Fibria, representada pela Onara Lima.

Por fim, foi instalado o GT da Biodiversidade, sob coordenação de Maurício Talebi, da Associação Pró Muriqui e os trabalhos foram encerrados com o agendamento dos três primeiros encontros de 2013. Confira a ata da reunião de novembro e os documentos com as diretrizes para fomento ambiental e relacionamento com as comunidade do entorno.