Anunciado Diálogo do Uso do Solo na Bahia

jul 2, 2020 | Fórum Florestal da Bahia, LUD, Notícias

Foi realizado entre os dias 29 de junho e 01 de julho de 2020 a “Study tour” virtual coorganizado pelo Fórum Florestal da Bahia, Suzano, Veracel, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e New Generation Plantation (NGP) o evento teve um total de 500 pessoas participando da transmissão pelo YouTube nos dois canais, um em português, outro em inglês. Além disso foram realizadas duas sessões de construção coletiva, uma para elaboração de propostas de projetos para a região e outra para discutir e opinar sobre a criação de um Fundo para a realização de projetos na região. Foram elaboradas 33 propostas de projetos nos subgrupos de trabalho.

Foram veiculados no evento três vídeos elaborados especialmente para a ocasião. O primeiro deles foi em celebração aos 15 anos do Fórum Florestal da Bahia e do Diálogo Florestal no Brasil. Os outros dois vídeos mostraram um pouco da realidade das comunidades e povos indígenas da região e a plataforma de monitoramento do uso do solo construída pelo Fórum. Os vídeos estão disponíveis o canal de YouTube do Diálogo Florestal.

Aspectos da produção agrícola na região foram tratados em sessão que também trouxe uma apresentação do promotor público Fábio Fernandes Correa sobre a legislação ambiental aplicável a produção rural.

Na sessão de encerramento do evento, Daniel Venturi do WWF-Brasil falou sobre um fundo holandês e o potencial de investimento no Espírito Santo e outros territórios. Por fim, Márcio Braga anunciou que a discussão sobre uso do solo na região se dará através da realização de um Diálogo do Uso do Solo na região em data a ser definida. Recentemente foi realizada oficina sobre a iniciativa do Diálogo do Uso do Solo no Brasil, com participação do The Forests Dialogue e representantes de todos os Fóruns Florestais Regionais do Diálogo Florestal além de representantes de territórios estratégicos. Esta iniciativa também conhecida como LUD (sigla em inglês para Land Use Dialogue) já foi realizada em diversas partes do mundo e no Brasil nos estados de Santa Catarina, no Alto Vale do Itajaí e no Pará na área do Centro de Endemismo Belém.

Autora: Fernanda Rodrigues.