Começam rodadas dos fóruns regionais do Diálogo Florestal

por | jul 29, 2008 | Notícias

Três dos sete fóruns regionais do Diálogo Florestal já realizaram as primeiras reuniões entre ambientalistas e empresários do setor de base florestal em áreas prioritárias para restauração florestal e conservação da biodiversidade. A criação dos fóruns regionais do Diálogo Florestal é a principal característica da segunda fase da iniciativa. O arranjo irá facilitar a implementação das diretrizes de fomento florestal e ordenamento territorial, idealizadas na primeira fase do Diálogo.

Fórum Florestal de São Paulo
Em Itapetininga, a 170 quilômetros da capital paulista, em 6 de julho, aconteceu o encontro do Fórum Florestal de São Paulo. Cerca de 30 pessoas estabeleceram os princípios para andamento do processo de diálogo e apontaram os principais temas que pretendem encaminhar regionalmente. Entre os 16 temas citados estão a restauração e reposição florestal, a minimização dos impactos socioambientais das monoculturas florestais e as oportunidades relacionadas aos remanescentes de floresta nativa localizados nas propriedades das empresas.

Para Giovana Baggio, coordenadora do Programa de Reservas Privadas da The Nature Conservancy, “a diversidade de temas propostos demonstra a complexidade da indústria de base florestal no estado de São Paulo e a disposição dos participantes para entender os dois lados da questão”.

A próxima reunião do Fórum Florestal de São Paulo ocorrerá no mês de setembro (data a definir), no Núcleo de Educação Ambiental da Votorantim Celulose e Papel, em Santa Branca, a 91 quilômetros da capital.

Fórum Regional do Diálogo Florestal Paraná e Santa Catarina
Nos dias 17 e 18 de julho, aconteceu em Canoinhas (SC), a I Reunião do Fórum Regional do Diálogo Florestal PR e SC. O evento contou com a participação de 34 pessoas, representando 10 ONGs ambientalistas, oito empresas, duas associações de empresas e um veículo de comunicação.

Ao final do primeiro dia foram instituídos três Grupos de Trabalho, para discutir e encaminhar ações sobre os seguintes temas prioritários: fomento florestal, planejamento da paisagem e projeto-piloto. No segundo dia foi realizada uma visita técnica à Rigesa, onde foram observadas áreas de colheita e um experimento relacionado à conservação da água.

O II encontro do Fórum Regional PR-SC acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, na sede da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) em Atalanta (SC).

Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia
Nos dias 16, 17 e 18 de julho, em Porto Seguro, ocorreu o terceiro encontro de 2008 do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, reunindo 40 pessoas, entre membros de 15 organizações da sociedade, 3 empresas e representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e do Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Foram debatidas as possíveis contribuições do Fórum para os processos de ordenamento territorial e zoneamento ecológico econômico da região e para maior eficácia nos processos de efetivação de reservas legais no Estado. Também tratou-se do monitoramento dos impactos socioambientais da silvicultura, do acompanhamento das diretrizes de fomento construídas no Fórum e da integração das bases de dados geográficas das organizações e das empresas. Foram formados dois novos grupos de trabalho: o primeiro, sobre Reservas Legais, integrando grupos existentes no sul e extremo sul, além de membros do Governo do Estado; o segundo, sobre planejamento territorial, incluindo técnicos de geoprocessamento e profissionais de planejamento das organizações e empresas, também com participação dos membros do governo do Estado.

O calendário do Fórum prevê, além do encontro geral em 11 e 12 de setembro, reunião do GT Reservas Legais, em 11 de agosto, e uma oficina para consultores e assistentes técnicos de proprietários fomentados, em 22 de agosto.