Comitê Diretor do The Forests Dialogue realiza o primeiro encontro do ano

jan 27, 2021 | LUD, Notícias

​Com membros de todo o mundo foi realizada hoje, dia 27 de janeiro de 2021, a primeira reunião do Comitê Diretor do The Forests Dialogue (TFD) do ano.

Ivone Namikawa, co-líder do TFD, presidiu o evento dando as boas-vindas ao grupo e a nova integrante Minnie Degawan. Minnie nasceu nas Filipinas na comunidade indígena da Cordilheira Kankanaey-Igorot e é ativista pelos direitos dos povos indígenas desde estudante. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Programa de Povos Indígenas e Tradicionais da Conservação Internacional.

O impacto do Covid-19 nas atividades do TFD foi discutido pelo grupo, que avaliou que as atividades do TFD devem continuar sendo adaptadas à este momento. A importância de não deixar ninguém para trás foi ressaltada bem como o uso de ferramentas online que permitam maior interatividade e engajamento. Estas preocupações serão consideradas para realização dos eventos virtuais do TFD ao longo do ano.

Foram apresentadas quatro novas iniciativas que seguirão em discussão pelo Comitê: produtos florestais positivos ao clima; fogo; água; e, florestas e clima. José Carlos da Fonseca Junior apresentou a iniciativa água que seguirá para avaliação do Comitê Diretivo para aprovação do seu início.

A iniciativa em curso sobre Plantações Florestais na Paisagem (Tree Plantation in the Landscape – TPL) teve uma reunião no final do ano para difundir a iniciativa na Austrália que foi comentada por Ivone.

Já as atualizações da iniciativa do Diálogo do Uso do Solo (Land Use Dialogue – LUD) foram apresentadas por Fernanda Rodrigues, líder da iniciativa no âmbito do TFD e no Brasil, dentro do Diálogo Florestal. Fernanda citou uma pesquisa que está sendo realizada e dará base para a construção da estratégia para a fase II, bem como citou que em breve serão lançadas as versões em português, espanhol e francês do Guia LUD e do Guia TFD. Ainda, falou sobre a realização da reunião de escopo do LUD Bahia, cujo resumo será lançado em breve. Liz Felker, coordenadora de programas no TFD falou da prospecção de nova edição do LUD na Indonésia.

Milagre Nuvunga, co-líder do TFD, encerrou a reunião fazendo um breve apanhado geral das discussões após Gary Dunning apresentar ao grupo o novo layout do site do TFD, que conta com uma página especial destacando o trabalho do Diálogo Florestal no Brasil e no Chile, iniciativas inspiradas no TFD.

O Brasil integra o Comitê Diretor do TFD com três representantes: Fernanda Rodrigues (Diálogo Florestal), Ivone Namikawa (Klabin) e José Carlos da Fonseca Júnior (Ibá).

Autora: Fernanda Rodrigues.