Comitê Executivo do Diálogo Florestal se reúne em agosto

set 6, 2021 | Notícias

Comitê Executivo

Reunião do Comitê Executivo do Diálogo Florestal, realizada no último dia 31 de agosto, discutiu estratégias de engajamento com instituições de ensino e pesquisa, as novidades na implementação do Diálogo do Uso do Solo (LUD, na sliga em inglês) nos territórios, atualizações da Conferência da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e informes gerais do Fóruns Regionais. Fazem parte do Comitê Executivo os(as) secretários((as) executivos(as) dos Fóruns Florestais regionais e a secretária executiva do Diálogo Florestal nacional.

A Conferência da SOBRE, prevista para acontecer entre os dias 08 e 11 de novembro, tem como tema a inclusão social e produtiva na Década da Restauração de Ecossistemas e será realizado 100% online. Os membros dos Fóruns Florestais estão preparando resumos que contarão um pouco sobre a experiência de de participantes no contexto da restauração, em especial à experiência trazida pela realização da série de webinars sobre os Programas de Regularização Ambiental (PRA) e Projetos de Recuperação de Áreas Degradas (PRADAS) realizada pelo Diálogo em conjunto com os Fóruns Florestais, Aliança pela Restauração na Amazônia e SOS Mata Atlântica. Um vez aprovados, os resumos serão apresentados durante a Conferência.

 
As articulações para implementação do LUD no Brasil está avançando no contexto de quatro Fóruns. O Fórum Florestal da Bahia está em vias de aprovar pelo grupo consultivo o resumo das co-lideranças e se reunirá em breve para definir os próximos passos, que são os diálogos de campo. O Fórum Florestal Capixaba está articulando a formação do grupo consultivo. Já o Fórum Florestal Paulista está validando as regiões de atuação, tendo escolhido para a primeira fase a Região da Bacia do Médio Paranapanema (Itatinga, Botucatu, Pardinho e Bofete). O Fórum Florestal Mineiro aprovou o início da realização do LUD no entorno do Parque Estadual do Rio Doce. E por fim, o Fórum Florestal PR e SC deverá começar a discutir a implementação de uma nova edição do LUD no Alto Vale do Itajaí bem como em outro território no Paraná.
 
Entre os destaques dos informes dos Fóruns Regionais, está a participação do Fórum Capixaba em uma força-tarefa da Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura sobre a criação de um polo de silvicultura de espécies nativas no estado do Espírito Santo. Os Fóruns da Bahia e de São Paulo estão revisando suas frentes de trabalho e o Fórum PR e SC está trabalhando na elaboração de uma publicação sobre gênero. Junto desse material, e ainda este ano, o Diálogo Florestal também pretende lançar o volume 10 dos Cadernos do Diálogo e uma nova edição dos Casos de Sucesso.

Autora: Carolina Schaffer.