Conexões do Vale do Paraíba para a Conservação

por | maio 16, 2016 | Fórum Florestal Paulista

Após trabalho realizado pelo IPPLAN e organizadores do XXV Encontro do Fórum, os seus resultados estão agora disponíveis para seguirmos em frente (anexos).

A partir do registro dos temas, das conexões identificados, dos próximos passos determinados e principalmente da motivação de todos os envolvidos, espera-se que hajam avanços na aproximação das instituições e ações pela conservação da Bacia do Rio do Peixe (Bacia do Jaguari).

Alguns importantes passos já estão sendo dados e boas ideias estão surgindo. Em recente reunião, membros do IPPLAN, ACVP, GCE, Fibria e SEMEA/Prefeitura de São José dos Campos começaram uma conversa sobre a elaboração de um Atlas e uma plataforma digital onde ficarão disponíveis de maneira dinâmica informações mapeadas dos projetos, iniciativas e instituições envolvidas na conservação da Água e Biodiversidade na Bacia do Rio do Peixe. É um segundo passo que viabiliza a continuidade do diálogo promovido no dia 05 de abril.

O Fórum entende que sua participação como um dos elos de conexão continuará através do acompanhamento das iniciativas que forem sendo desenvolvidas e dos seus membros que atuam na região do Vale do paraíba. Também vê como oportunidade continuar o diálogo sobre a área focal na Bacia do Rio do Peixe onde estão localizadas propriedades da Fibria e da Suzano com importantes remanescentes de vegetação natural, e já há um corredor de biodiversidade planejado pela Associação Corredores do Vale do Paraíba. A ideia também é reforçar o diálogo sobre a relação Água e Silvicultura, articular com especialistas o suporte em temas específicos e avançar na aproximação com proprietários rurais com o apoio de especialistas em Educação Ambiental.

O Fórum Florestal de São Paulo é um espaço de discussão sobre questões sociais e ambientais promovido por ONGs e empresas do setor florestal. Seu objetivo é gerar diretrizes e ações conjuntas que tenham impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente. O Fórum funciona através de uma lista de discussão via e-mail e encontros trimestrais que geram documentos, projetos e esclarecem questões sobre a atuação das empresas.