Confira memória da 33ª reunião do Fórum do Sul e Extremo Sul da Bahia

por | abr 18, 2011 | Fórum Florestal da Bahia

A reunião de Nova Viçosa foi realizada no dias 22 e 23 de março e contou com a presença de mais de 31 representantes de 20 instituições da sociedade civil e de 3 empresas do setor de celulose e papel.

Nesta reunião foi elaborado o Plano de ação do fórum para 2011 com base no relatório da avaliação estratégica que ocorreu em fevereiro deste ano. Ainda, os grupos de trabalho-GT apresentaram a agenda de trabalho para 2011 definida em reunião do dia 21 de março. O GT de planejamento de paisagem acordou que este ano irá debater os assuntos: percentagem máxima de plantios nos municípios e afastamento do litoral como assunto prioritário 1 e os temas paisagismo nas estradas de interesse turístico e ou social e estratégias para formação de corredores de biodiversidade como tema prioritário 2.

Já o GT de certificação de produtos florestais madeireiros e não madeireiros, acordou debater os caminhos a serem trilhados para alcançar a certificação de produtos artesanais de madeira de eucalipto e de piaçava.

Ainda a reunião definiu as datas das próximas reuniões do fórum. As quais são:

Local Mês Dias

Belmonte Maio 24 e 25

Teixeira de Feitas Agosto 23 e 24

Coroa Vermelha Outubro 25 e 26

Mucuri Dezembro 13 e 14

A reunião ainda abordou um assunto que vem sendo tratado pelo fórum desde 2008, mas que em função da crise vivida pelos setor em 2009 ficou meio esquecido. Trata-se de estudar a viabilidade de implantar projetos experimentais de arboretos com fins comerciais. Esses arboretos utilizariam modelos florestais para múltiplo uso incluindo espécies exóticas e nativas.

A memória da 33ª reunião ordinária está disponível na íntegra neste site. Boa leitura.