A publicação apresenta os destaques e principais resultados alcançados pelo Diálogo Florestal e pelos sete Fóruns Florestais Regionais no último ano. 

Em 2025 o Diálogo Florestal avançou na implementação do planejamento estratégico 2023 – 2027, desenvolvendo ações nos sete resultados estratégicos e 40 ações relacionadas. Implementação do Código Florestal, ampliação da participação e fortalecimento do Diálogo Florestal e mobilização rural facilitada para contribuir com o cumprimento das legislações de ordenamento territorial foram alguns dos objetivos que guiaram as atividades. 

Também ocorreu o Encontro Nacional de 2025, em Alter do Chão (PA). Na oportunidade, foi consolidada a Estratégia de Biodiversidade do Diálogo Florestal, associada à Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPANB) e metas internacionais. A partir do encontro, foi criado o Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade, que reúne participantes de todos os Föruns Florestais Regionais para a realização de ações dedicadas à temática.

Números do Diálogo Florestal em 2025: 
  • Sete Fóruns Florestais Regionais ativos;
  • 264 membros;
  • 604 participantes de reuniões e eventos, incluindo as gravações;
  • 27 reuniões realizadas;
  • 6 representações dos Fóruns Florestais e do Diálogo Florestal em outros Fóruns e colegiados;
  • 5 publicações.
> Acesse o relatório

 

O documento também apresenta uma síntese da atuação de cada um dos Fóruns Florestais Regionais, que são a base territorial do Diálogo Florestal. Os Fóruns Florestais da Amazônia, Bahia, Capixaba, Fluminense, Mineiro, Paraná e Santa Catarina e Paulista promoveram debates estratégicos e ações colaborativas voltadas à sustentabilidade dos territórios. 

 

Confira as principais temáticas pautadas por cada Fórum Florestal em 2025: 

Fórum Florestal da Amazônia: ações sobre Regularização Fundiária na Amazônia, promoção do manejo florestal sustentável e da legalidade, fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Florestal para o manejo comunitário e apoio à inclusão da residência florestal na formação em Engenharia Florestal.

Fórum Florestal da Bahia: Incidência institucional junto ao governo estadual sobre temáticas socioambientais do território, atuação em defesa de direitos e serviços essenciais nos territórios, diálogos sobre corredores ecológicos e celebração dos 20 anos do Fórum Florestal com planejamento para as ações no futuro. 

Fórum Florestal Capixaba: debate sobre sobre o uso sustentável do pau-brasil e co-realização do Diálogo do Uso do Solo (LUD) no Espírito Santo.

Fórum Florestal Fluminense: participação no V Simpósio de Restauração Ecológica do Rio de Janeiro e  em uma pesquisa sobre sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no estado do Rio de Janeiro.

Fórum Florestal Mineiro: diálogos sobre biodiversidade e implementação do Código Florestal, avanços na edição do Diálogo do Uso do Solo no entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), Promoção de diálogos e integração entre os membros do Fórum Florestal.

Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC): promoção e participação em debates técnicos sobre Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Fórum Florestal Paulista (FF SP): Definição de caminhos para a restauração ecossistêmica no estado, avanços a partir da dição do Diálogo do Uso do Solo LUD-P3S (produção florestal, biodiversidade e inclusão social).

 

Autoria: Vitor Lauro Zanelatto
Foto de capa: visita à Cooperativa Mista da Flona do Tapajós (COOMFLONA), durante o Encontro Nacional do Diálogo Florestal, maio de 2025. Crédito: Maríllia Botelho.