Conheço os resultados da primeira etapa do Diálogo do Uso do Solo na Bahia

nov 12, 2021 | Fórum Florestal da Bahia, LUD, Notícias

LUD Bahia

Em dezembro de 2020, a partir de uma Oficina de Formação sobre o Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue) organizada pelo Diálogo Florestal, o Fórum Florestal da Bahia realizou o primeiro encontro para definição do escopo do LUD Bahia. Esse encontro, chamado de Diálogo de Escopo, é o primeiro estágio do LUD, uma plataforma de participação de múltiplas partes interessadas, com o propósito de reunir conhecimentos e liderar processos que influenciam negócios responsáveis, melhoram a governança de territórios e promovem o desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes.

Os principais objetivos do Diálogo de Escopo foram levantar informações sobre as sinergias e os pontos de discordâncias entre as partes interessadas, bem como a identificar as ações prioritárias para a criação de paisagens sustentáveis e os atores chaves que devem ser acionados para participar da iniciativa. A partir destas definições, integrantes do grupo consultivo elaboraram o documento intitulado Diálogo de Escopo – Resumo das Co-lideranças, disponível para consulta aqui.

A paisagem escolhida para o Diálogo do Uso do Solo na Bahia compreende a Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Pau Brasil, uma área de 71.205 hectares, que juntamente com a Estação Veracel e seu entorno, abrangem uma área de importância chave para a conectividade de grandes remanescentes florestais de Mata Atlântica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, dentre os quais o Parque Nacional do Pau Brasil (19.000 ha), a RPPN Estação Veracel (6.069 ha) e outras RPPNs, além das Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais de propriedades rurais.

O Diálogo do Uso do Solo já contou com várias edições ao redor do mundo, como no Brasil, Gana, Uganda, República Democrática do Congo e Tanzânia. No Brasil, foi realizado em 2016 na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e em 2020 na Amazônia, no Centro de Endemismo Belém. Hoje foi concluído também o diálogo de escopo no contexto de São Paulo.

Autora: Carolina Schäffer.