Consolidado acordo entre os pescadores da Resex Corumbau e a Veracel

por | dez 1, 2009 | Fórum Florestal da Bahia

Em novembro de 2009, a Capitania dos Portos de Porto Seguro reuniu colônias de pesca e associações de pescadores do extremo sul da Bahia para divulgar a mudança de rota das barcaças de celulose da Veracel, eliminando impactos sobre pesqueiros na Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, conforme acordo construído no âmbito do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Este acordo foi resultado de atuação integrada do Fórum baiano com o Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Conselho Gestor do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, que intermediaram o diálogo entre as associações de pescadores da RESEX Corumbau e a Veracel.

A construção do acordo contou ainda com participação efetiva da Marinha, do IBAMA e do ICMBio, além de organizações conservacionistas com atuação no ambiente marinho. O acordo prevê a elaboração de projeto para diagnóstico e planejamento participativo da rota definitiva, para o qual foi formado um grupo com representantes dos pescadores, Instituto Baleia Jubarte e Instituto Reciclar, que apresentará uma proposta à Veracel, para implementação em 2010.

Maiores informações com Paulo Dimas Menezes, Secretário Executivo do Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia: [email protected].