Consulta pública para atualização da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade

ago 21, 2023 | Notícias

Amazônia Brasil

Foi prorrogado o prazo para contribuir com a Consulta Pública para atualização da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade – EPANB. As contribuições podem ser enviadas até o dia 31 de outubro. 

O objetivo é coletar contribuições para a atualização da EPANB, levando em consideração o novo Marco Global de Kunming-Montreal para a Biodiversidade. Esse marco foi adotado durante a Décima Quinta Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15 da CDB).

A EPANB é uma ferramenta de gestão integrada das ações nacionais que visam conservar a biodiversidade e usar sustentavelmente os componentes da biodiversidade. Além disso, busca promover uma distribuição justa e equitativa dos benefícios do uso da biodiversidade. A EPANB também se configura como um mecanismo de acompanhamento do avanço das iniciativas brasileiras em direção ao cumprimento das metas estipuladas.

No âmbito do novo Marco Global de Kunming-Montreal para a Biodiversidade, foram estabelecidos quatro objetivos de longo prazo, acompanhados de 23 metas que têm como horizonte o ano de 2030. O enfoque desses objetivos e metas é interromper e reverter a perda de biodiversidade, direcionando os esforços para reconduzir a natureza a um trajeto de recuperação que culminará na realização da visão para a biodiversidade em 2050.

O Diálogo Florestal atuou no grupo de trabalho no âmbito da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura para incluir algumas das ações do nosso plano estratégico nas contribuições a serem enviadas pela Coalizão à consulta pública. Também enviaremos nossas contribuições com base no Plano Estratégico diretamente na plataforma.

A participação do Diálogo Florestal nesta consulta está alinhada ao resultado estratégico 5: “Ter contribuído para a adesão às ações de conservação definidas em instrumentos de planejamento de políticas públicas e privadas”.

Para participar individualmente acesse aqui

Autoria: Juliane Ferreira