Diálogo do Uso do Solo é apresentado em Seminário Internacional de Áreas Degradadas no Pampa e Campos Naturais

maio 8, 2024 | Notícias, Sem categoria

Diálogo do uso do solo

A iniciativa que utiliza o diálogo como ferramenta para abordagens de paisagens frente aos desafios ambientais vem sendo desenhada desde 2023 no bioma Pampa

 

O Diálogo Florestal apresentou em Porto Alegre (RS), a primeira etapa de implementação do processo de diálogo do uso do solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue) no bioma pampa, ferramenta inovadora para criar paisagens sustentáveis. 

O trabalho foi compartilhado durante o IV Seminário Internacional de “Recuperação de Áreas Degradadas no Pampa e Campos Naturais”, promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade), entre os dias 16 e 18 de abril.

A programação do evento reuniu palestrantes da Argentina, Uruguai e de diferentes estados do Brasil, que trouxeram métodos de restauração em áreas degradadas, além de visitas técnicas em áreas de recuperação ambiental.

Segundo a coordenadora executiva nacional do Diálogo Florestal, Fernanda Rodrigues, o seminário abordou experiências principalmente do setor privado e das  universidades e institutos de pesquisa voltados para a temática. 

Entre as organizações presentes no evento, estiveram a CMPC Celulose – representante do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal, que apresentou um caso de atuação em Natureza, Conservação e Biodiversidade como estratégia na agenda 2030. 

 

Diálogo do Uso do Solo (LUD) no Pampa

O Diálogo do Uso do Solo (LUD – sigla em inglês para Land Use Dialogue) é uma plataforma de participação de múltiplas partes interessadas, com o propósito de reunir conhecimento e liderar processos que influenciam negócios responsáveis, melhorem a governança de territórios e promovam o desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes. 

A ferramenta LUD é um processo de diálogo inovador para contribuir para abordagens de paisagens e resolver conflitos e desafios ambientais como a restauração de áreas degradadas.

O Diálogo do Uso do Solo (LUD) apoia a implementação de um processo de longo prazo dedicado à tomada de decisões colaborativas acerca de desafios identificados por participantes do processo.

No seminário, Fernanda Rodrigues apresentou um pôster que mostrou os resultados da etapa de escopo, primeira fase do Diálogo do Uso do Solo no Pampa, realizado em janeiro de 2023, e informou que o grupo vem articulando o Diálogo de Campo, próxima etapa da iniciativa que será realizada ainda neste ano na região da serra do sudeste do Rio Grande do Sul. 

 

“Um dos desafios para o Diálogo de Campo será trazer  associações comunitárias, organizações ambientalistas e pequenos produtores, o que entendemos ser  fundamental para exercer a governança do território, além de promover o desenvolvimento inclusivo previsto pela metodologia. 

 

Conheça o guia metodológico do Diálogo do Uso do Solo ( LUD) aqui.

Autora: Fernanda Dorta.

Edição: Fernanda Rodrigues.