Diálogo do Uso do Solo e conservação da biodiversidade são destaques do Fórum Florestal Paulista

dez 22, 2021 | Fórum Florestal Paulista, Notícias

Conservação da Biodiversidade

Nos meses de outubro e novembro o Fórum Florestal Paulista reuniu representantes de empresas, universidades, organizações ambientalistas e entidades de classe para realização de reuniões virtuais de acompanhamento das atividades do Fórum, compartilhamento de experiências e tomada de decisão.

Dentro do tema conservação da biodiversidade, na reunião de outubro as empresas Klabin e Bracell deram início às apresentações, que seguiram na plenária de novembro com apresentação das empresas Suzano e Dexco. Além disso, o grupo discutiu o andamento dos trabalhos nos Grupos de Ação “Água & Florestas”, que tem um projeto temático elaborado pelo comitê de especialistas já com orçamento discutido no âmbito das empresas financiadoras. A partir dessas apresentações a plenária do Fórum está apontando sugestões de encaminhamento como a criação de um sistema de monitoramento da biodiversidade que possa direcionar ações concretas de manejo e proteção das espécies mais vulneráveis; a criação de uma rede de proteção da biodiversidade, para além do setor florestal, envolvendo propriedades vizinhas e os demais setores produtivos; a elaboração de estratégias a nível de paisagem com a criação de um plano de ação que favoreça uma maior interação entre as empresas florestais e os demais setores.

Já no encontro de novembro, o foco foi o informe do Grupo de Ação “LUD/P3S” sobre o início do Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue) na região dos municípios de Itatinga, Botucatu, Pardinho e Bofete. Nos dias 11 e 12 de novembro foi realizada a etapa de “Diálogo de Escopo” com participação de diversos setores que atuam diretamente na região, entre eles o setor sucroalcooleiro, citricultura, pecuária, turismo, mineração de areia, a sociedade civil e o governo do Estado de São Paulo e as Prefeituras Municipais. Como encaminhamento, está em elaboração o resumo das co-lideranças, que deve ser publicado em breve.

Dezembro chegou com um balanço das atividades do Fórum em 2021, a confirmação da recondução de Murilo Mello à frente da secretaria executiva do Fórum Florestal Paulista pelos próximos dois anos e o planejamento dos trabalhos para 2022.

Saiba com detalhes o trabalho do Fórum Florestal Paulista acessando a página do Fórum.

Autora: Carolina Schäffer.