Diálogo Florestal: 15 anos construindo pontes para cooperação

dez 22, 2020 | Notícias

Uma história repleta de conquistas significativas para o setor florestal brasileiro, que resultam em maior cooperação entre empresas e sociedade. O Diálogo Florestal chega aos 15 anos de fundação em um momento ímpar da humanidade, no qual os debates ficaram mais acirrados e a polarização de opiniões se potencializou, mas ao mesmo tempo nunca se fez tão necessária a conexão entre as pessoas e a natureza. Se 2020 será marcado pela pandemia do coronavírus, também entrará para a história da organização como um marco importante dessa trajetória. Uma organização que se consolidou como um espaço de debates e encontros do segmento, resultando naquilo que está no seu propósito: manter e consolidar um espaço de diálogo proativo entre empresas, organizações da sociedade civil e academia, visando a construção de uma agenda comum entre todos.

Com mais de 100 participantes em cinco Fóruns: Bahia, Capixaba, Mineiro, Paraná/Santa Catarina, Paulista, o trabalho durante todos esses anos tem gerado resultados de impacto. São ações que extrapolam a abrangência territorial dos fóruns e chegam a outros Estados do país como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Pará.

Ao comemorar uma década e meia de atuação, que coincide com os 20 anos de fundação do Diálogo Florestal Internacional, membros do Diálogo puderam revisar as ações realizadas e projetar o futuro daquilo que desejam ser como fórum de debate para soluções conjuntas de questões associadas à produção florestal, conservação e restauração do meio ambiente.

Parte dessas reflexões sobre os novos desafios foi discutida durante o XV Encontro Nacional, ponto alto deste ano, realizado pela primeira vez de forma virtual. O formato permitiu a participação de um número maior de pessoas na programação. Foram 55 participantes nas sessões exclusivas para integrantes do Diálogo, 227 ouvintes na sessão pública sobre os 15 anos da organização e 290 internautas no bate-papo sobre o cenário pós-pandemia.

Coube aos representantes dos fóruns regionais avaliar os impactos que o isolamento social causou para o andamento das atividades do Diálogo, como falta de entrosamento entre os membros ou até pelas dificuldades de interação com as comunidades sem acesso à tecnologia. Assim como, refletir e trocar experiências e informações para planejar as próximas ações que serão desenvolvidas.

As comemorações dos 15 anos também incluíram o anúncio dos casos vencedores e o lançamento do segundo volume da série Casos de Sucesso: Árvores Plantadas e Sociedade, que apresenta boas práticas na relação do setor florestal com a sociedade, e a presença do keynote speaker Roberto Waack (Chatham House Fellow) que levou aos participantes do Encontro a uma reflexão sobre o cenário da pandemia e os desafios da humanidade.

A possibilidade de promover uma troca com um maior número de pessoas, em virtude do novo formato de reuniões e eventos online, contribui ainda mais para a construção de uma organização que conquistou relevância e credibilidade a partir da descentralização do debate. Uma organização que vem facilitando a interação entre representantes de empresas, organizações da sociedade civil, ensino e pesquisa. Que por meio do diálogo tem contribuído para construir um presente e um futuro mais prósperos para o setor florestal brasileiro.

Ao chegar à marca dos 15 anos, o que deve ser realmente comemorado pelos integrantes e a sociedade é o amadurecimento do diálogo entre as partes e a visão de futuro desenhada para a organização. Estamos confiantes de estarmos no caminho certo para além de encontrarmos soluções conjuntas para os desafios do setor florestal brasileiro, liderar uma mudança nas relações entre setor privado, comunidades, governos e organizações não governamentais. Vida longa ao Diálogo Florestal e a tudo o que ele representa!

Saiba mais sobre os 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil:

 

Autora: Fernanda Rodrigues.