Diálogo Florestal abre 2 vagas para sociedade civil no Conselho de Coordenação nacional

nov 11, 2022 | Notícias

O Conselho de Coordenação é a instância que lidera os trabalhos do Diálogo Florestal no Brasil e conta atualmente com 12 representantes, sendo 5 empresas, 6 organizações da sociedade civil e 2 instituições de ensino e pesquisa.  Além das reuniões periódicas do Conselho de Coordenação, os membros do Diálogo Florestal / Fóruns Florestais Regionais se reúnem anualmente em plenária para definir os rumos da organização. Fazem parte do Conselho de Coordenação as seguintes empresas: Cenibra, CMPC Celulose Riograndense, Suzano, Klabin e Veracel. As organizações da sociedade civil membros do Conselho de Coordenação são: Amigos da Terra Amazônia Brasileira, Apremavi, IMAFLORA, Instituto BVRio, Instituto de Pesquisas Ecológias – IPÊ e WWF Brasil, além de Embrapa Amazônia Oriental e Unifesp campus Diadema.

Estão abertas 2 vagas para organizações da sociedade civil, de acordo com decisão da plenária do Encontro Nacional de 2020, que deliberou uma frequência para renovação periódica do conselho. De acordo com o critério de antiguidade, deixam o conselho em 2023 Apremavi e WWF Brasil.

Quem pode se candidatar

Estão abertas 2 vagas com mandato de 3 anos sem possibilidade de reeleição. Podem se candidatar:

  • As organizações da sociedade civil que integram qualquer dos Fóruns Regionais;
  • Para fins de candidatura ao conselho nacional, são consideradas organizações da sociedade civil: ONGs, associações comunitárias, indígenas, cooperativas e organizações de manejo comunitário.

Envio de candidaturas

As candidaturas para as vagas das organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa poderão ser realizadas entre 11 e 27 de novembro através deste formulário. Todas as organizações que se candidatarem receberão e-mail de confirmação de recebimento e aceite. Dia 28 de novembro serão divulgados os nomes das candidatas.

Validação da candidatura

Dias 29 e 30 de novembro as candidaturas serão validadas pelo Fórum Regional que a organização participa, para confirmar se a organização é membro ativo do Fórum, de acordo com seu regimento interno/regras. Neste período eventuais recursos poderão ser interpostos, que serão avaliados pelo conselho.

Eleições

A eleição será feita entre pares, ou seja, as organizações da sociedade civil vão eleger organizações da sociedade civil. A votação será realizada entre os dias 01 e 10 de dezembro de 2022. Cada participante terá direito a dois votos diferentes: uma organização para cada uma das vagas abertas. 

Caso a organização tenha mais de um(a) representante nos Fóruns ou participe de vários Fóruns, note que a organização poderá votar apenas uma vez.

O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro, e eventuais recursos poderão ser submetidos no dia 12. No dia 13 de dezembro, os eventuais recursos serão avaliados e no dia 14 o resultado será divulgado.

Posse da nova formação do Conselho

No dia 14 de dezembro haverá reunião do Conselho para dar boas-vindas às novas organizações integrantes. Os mandatos se iniciam no dia 01 de janeiro de 2023 com duração de 3 anos, sem possibilidade de reeleição.

Cronograma
As eleições seguirão o seguinte cronograma:
11 – 27 de nov: período para envio de candidaturas por participantes ativos nos Fóruns Regionais;
28 de nov: divulgação das candidaturas recebidas;
29 de nov: validação das candidaturas pelas secretarias executivas dos Fóruns e interposição de eventuais recursos;
30 de nov: análise de recursos;
01 a 10 de dez: período para votação nas eleições;
11 de dez: divulgação do resultado das eleições;
12 de dez: prazo para interposição de recursos;
13 de dez: análise de eventuais recursos;
14 de dez: divulgação do resultado e reunião do Conselho;
01 de jan: início do mandato.

Sobre o Conselho de Coordenação nacional

Ao Conselho de Coordenação compete formular políticas e estratégias de atuação do Diálogo Florestal, assim como deliberar, controlar e orientar as ações do Diálogo, com apoio da Coordenação Executiva Nacional. Compete ao Conselho de Coordenação, entre outras, as seguintes atividades:

I. Elaborar e executar o plano de ação;
II. Definir a alocação de recursos financeiros suficientes para execução do plano de ação;
III. Reunir-se com instituições públicas e privadas para mútua colaboração, em atividades de interesse comum;
IV. Definir a organização que sedia a gestão administrativa e financeira que dá apoio à Coordenação Executiva Nacional e operacionalização das ações do Diálogo Florestal definido o valor de remuneração para tal;
V. Fixar os valores de remuneração da Coordenação Executiva Nacional, acompanhar e dar apoio à realização das ações a ela destacadas;
VI. Apoiar os planos de captação de recursos e acompanhar a implementação do plano de ação e orçamento;
VII. Decidir sobre questões que lhe forem submetidas pela Coordenação Executiva Nacional;
VIII. Apoiar a Coordenação Executiva Nacional no planejamento de cada Encontro Nacional;
IX. Aprovar o ingresso de novos membros;
X. Aprovar doações de pessoas físicas ou jurídicas.

Além das vagas para organizações da sociedade civil, também está aberta uma vaga para empresas. A eleição para esta vaga será realizada no âmbito das empresas que compõem o Conselho.

Dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected]

Autora: Fernanda Rodrigues