Diálogo Florestal ampliará discussão com outros setores em 2014

por | dez 20, 2013 | Notícias

Em dois dias muito produtivos de discussão, que reuniu o Conselho de Coordenação, o Comitê Executivo e o Fórum Florestal MS do Diálogo Florestal, ficou decidido que 2014 será de construção de uma visão de longo prazo, apontando e experimentando a abertura para outros setores. O mote central da discussão de aproximação será água e biodiversidade.

A decisão de ampliar o diálogo para outros setores foi tomada na reunião  que aconteceu em Campo Grande (MS), nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013. A realização da reunião contou com o apoio local do WWF, da Reflore, do Sindicarv, da Fibria e da Embrapa Gado de Corte.

O grupo teve a oportunidade de conhecer alguns experimentos de integração entre lavoura, pecuária e silvicultura, implementados pela Embrapa Gado de Corte. Os experimentos mostram a importância de se integrar os setores para ampliar a sustentabilidade das atividades.

Na oportunidade foram também discutidas questões específicas do Fórum Florestal MS e foi lançamento o volume V do “Cadernos do Diálogo”: Silvicultura e Comunidades – olhares sobre o presente e o futuro.

O Diálogo Florestal reafirmou novamente o compromisso com a implementação do novo Código Florestal. Em 2014 realizará um levantamento sobre o “estado da arte do Código” entre as organizações participantes. Em 2013 o Diálogo já havia lançado um documento sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Também foram discutidas questões relativas à produção de carvão vegetal e os experimentos com árvores transgênicas.

O Encontro Nacional de 2014 acontecerá nos dias 26 e 27 de março, em São Paulo, com o maior número possível de integrantes do Diálogo Florestal.

Em anexo relatório das atividades da secretaria executiva nacional do Diálogo Florestal.

O Diálogo Florestal deseja a todos um Feliz Natal e um excelente Ano Novo, cheio de energias revigoradas para todas as atividades que estão por vir.

Mais fotos da reunião de Campo Grande podem ser encontradas na página do Diálogo no Facebook.