Diálogo Florestal apresenta resultados do convívio entre executivos e ambientalistas

por | abr 11, 2011 | Notícias

São Paulo, 11 de abril de 2011 – O Diálogo Florestal lançou nesta segunda-feira a publicação ‘Frutos do Diálogo’, uma reunião dos principais resultados concretos alcançados pelo movimento desde 2005, quando a iniciativa de integração e colaboração foi lançada no Brasil.

Entre os principais resultados práticos do diálogo multissetorial estão acordos que beneficiam comunidades locais, florestas naturais e áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade, além de favorecer o desenvolvimento sustentável dos negócios de base florestal no país.

Criado por ambientalistas e empresários para facilitar a interação e a troca de informações entre os profissionais dos dois setores, o Diálogo Florestal apresentou recentemente 16 propostas de consenso para contribuir com o aprimoramento do Código Florestal Brasileiro.

As propostas estão sendo apreciadas na Casa Civil da Presidência da República e devem auxiliar na revisão da legislação, em andamento há mais de 15 anos.

Além de ‘Frutos do Diálogo’ – volume 2 da série Cadernos do Diálogo, também foi apresentada a versão em inglês do primeiro volume da série, ‘A silvicultura e a água: ciência, dogmas, desafios’.

O lançamento das publicações foi realizado durante o Workshop Plantações Certificadas FSC e Comunidades Locais: Normas, Atividades, Desafios e Soluções.

Nos evento, que acontece de 11 a 13 de abril em São José dos Campos, reunindo cerca de 100 representantes das áreas florestal, social e ambiental, de 19 países, os representantes do Diálogo Florestal estão fortalecendo as relações com outros movimentos e iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos naturais.