Diálogo Florestal define metas para nova fase

por | jun 1, 2018 | Notícias

O Diálogo Florestal realizou um encontro para avaliar sua atuação e decidir os rumos a serem seguidos nos próximos anos. A oficina de reposicionamento estratégico, contou com  participação de 31 pessoas e foi realizada em Campinas (SP), nos dias 09 e 10 de maio de 2018.

Foi apresentada uma contextualização da atuação do Diálogo Florestal, com o apontamento dos principais marcos e impactos desde 2005 e feita uma análise das oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo e das forças e fraquezas do ambiente interno.

Para animar o debate foi feito o pré-lançamento do vídeo com os resultados do Diálogo sobre Plantações Florestais na Paisagem, que ocorreu de 12 a 16 de março, na região do extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo, com a presença de mais de 50 representantes de empresas, ONGs ambientalistas e sociais, academia e governo de mais de 10 países. O evento foi organizado pelo Diálogo Florestal Internacional (The Forest Dialogue – TFD), em conjunto com o Diálogo Florestal Brasileiro e a plataforma Nova Geração de Plantações (New Generation Plantation – NGP/WWF).

O vídeo trouxe elementos importantes para a análise da atuação do DF porque a iniciativa TPL no Brasil se baseou nos resultados da primeira reunião do TFD sobre Silvicultura com Manejo Intensivo (Intensively Managed Planted Forests – IMPF), realizada em 2008. Ou seja, foi um retorno a mesma região, 10 anos após e numa reunião onde existe uma forte atuação do Diálogo Florestal, através do Fórum Nacional e dos Fóruns Regionais. Confira o vídeo abaixo.

Vídeo do Diálogo sobre Plantações Florestais na Paisagem.

Foi consenso de que o Diálogo deve continuar, de que existem muitos avanços, mas ao mesmo tempo ainda muitos desafios e que deverá haver um esforço para que novos impactos positivos sejam gerados no âmbito da iniciativa.

O objetivo geral permanece: promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral.

Como novos objetivos específicos foram definidos os seguintes:
Fortalecer e multiplicar ações de conservação da natureza nos territórios de atuação do Diálogo Florestal.

  • Ampliar o alcance temático, territorial e institucional do DF.
  • Expandir a atuação do DF para a Amazônia.
  • Debater temas estratégicos relacionados aos objetivos do Diálogo Florestal e buscar posicionamento, quando possível.
  • Assegurar a participação e a interação do DF com o meio acadêmico.
  • Fortalecer os Fóruns Regionais
  • Promover o Diálogo Florestal para ampliar sua influência e a difusão de conteúdos.
  • Buscar a sustentabilidade do DF, garantindo a sua viabilidade executiva e financeira a longo prazo.

Para cada objetivo foram elencadas metas, que agora devem integrar um plano de ação.

Também foram coletados subsídios para a governança do DF, que de maneira geral deve continuar a mesma, com eventuais ajustes que serão sugeridos pelo Conselho de Coordenação. Atualmente o Conselho é composto pelas seguintes instituições: ONGs Amda, Apremavi, Conservação Internacional, Instituto BioAtlântica e WWF. Empresas CMPC Celulose Riograndense, Cenibra, Fibria, Klabin e Suzano.

O mês de junho será dedicado à busca de um(a) novo(a) secretário(a) executivo(a), uma vez que Miriam Prochnow anunciou o seu afastamento e fez um agradecimento final:  “Se estamos aqui hoje é por causa do coletivo. Eu acredito no Diálogo. Há 10 anos atrás me ofereci para essa função Miriam se ofereceu para essa função e hoje acredito ainda mais na metodologia do Diálogo e agradeço por toda a vivência. O diálogo é algo muito poderoso, temos que dar escala a isso no âmbito individual e coletivo.” A Apremavi continuará a abrigar a secretaria executiva, pelo menos até que outra proposta de governança seja apresentada.

A oficina de reposicionamento estratégico foi precedida por uma visita técnica aos laboratórios da Fibria, em Jacareí (SP), na qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os vários experimentos em andamento na área de biotecnologia e também realizar um debate sobre o tema.

Roda final de conversa. Foto Tatiana Espíndola.

Autora: Miriam Prochnow