Diálogo Florestal discute paisagem para além da floresta

ago 25, 2020 | Notícias

Com o tema Paisagem: um conceito para além das florestas, a série de lives Diálogos Florestais reúne esta semana profissionais que irão debater como empresas e sociedade podem andar, lado a lado, na construção e manutenção de paisagens sustentáveis. A secretária executiva do Diálogo Florestal, Fernanda Rodrigues, recebe na quarta-feira, 26, às 16h, Giordano Automare, gerente de desenvolvimento social e territorial da Suzano, Daniel Venturi, gestor ambiental e analista de Conservação do Programa Mata Atlântica do WWF Brasil, e a professora e pesquisadora programa de pós-graduação em análise e modelagem de sistemas ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sónia Carvalho Ribeiro, membro do Fórum Florestal Mineiro.

                “O objetivo é discutirmos o conceito de paisagem para além das florestas. Entender as interações entre manejo florestal e aspectos ambientais, sociais e culturais, ampliar o olhar para além da porteira das fazendas”, explica Fernanda.

Um dos projetos liderados pela organização é o Diálogo do Uso do Solo. A plataforma de participação de múltiplas partes interessadas tem como propósito reunir conhecimento e liderar processos que influenciam negócios responsáveis, melhorem a governança de territórios e promovam o desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes. Parte desse trabalho está reunida na publicação “O Diálogo do Uso do Solo – planejando paisagens sustentáveis” lançada em 2019 e disponível no site: dialogoflorestal.org.br/quem-somos/publicacoes/.

De acordo com a definição da União Mundial para a Natureza (IUCN, sigla inglês) adaptado pelo FSC, “paisagem é um mosaico geográfico composto de ecossistemas interativos resultados da influência de interações geológicas, topográficas, de solos, climáticas, bióticas e humanas em uma determinada área”. Segundo a secretária executiva, nesse contexto, ações como a restauração florestal atuam para conectar fragmentos para criar corredores para fauna e flora, por exemplo.

                “O debate será uma oportunidade de entender o que é valor na paisagem e como gerar valor a partir dela, qual a percepção social desse conceito, e conhecer as experiências de pessoas que interagem e estabelecem relações com paisagens em larga escala e diferentes territórios do país”, conclui.        

Programação

As lives Diálogos Florestais estão sendo realizadas a cada 15 dias. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal do YouTube. No primeiro encontro o tema foi ‘Do conflito ao diálogo: o setor florestal e a sociedade’. Na sequência, foram discutidas as oportunidades econômicas da restauração de florestas.  Nos próximos eventos as temáticas serão: construção do diálogo no contexto do Centro de Endemismo Belém; COVID 19, pessoas e as florestas; além das celebrações no contexto dos 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil. Inscreva-se aqui para receber mais informações sobre a programação.

Acesse o Canal do Youtube do Diálogo Florestal: www.youtube.com/dialogoflorestal.

Serviço:

Série de lives “Diálogos Florestais”
“Paisagem: um conceito para além da floresta”
Data: quarta-feira, 26/08
Horário: 16h
Transmissão: Canal YouTube Diálogo Florestal

Autora: Juliane Ferreira.