Diálogo Florestal divulga resumo sobre o primeiro Diálogo do Uso do Solo na Amazônia

mar 10, 2020 | LUD, Notícias

O Diálogo Florestal acaba de divulgar o resumo do primeiro encontro do Diálogo do Uso do Solo para Amazônia, realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2019, no Centro de Endemismo Belém (CEB), em Belém (PA). O encontro, que reuniu representantes de empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, teve como objetivo a discussão sobre a importância de se pensar na paisagem de forma integrada para alcançar uma visão comum sobre uso do solo no contexto do CEB.

O Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue) é uma iniciativa do Diálogo Florestal Internacional (TFD, sigla em inglês para The Forests Dialogue) realizada no Brasil pelo Diálogo Florestal com apoio do TFD juntamente com parceiros locais e globais, que tem como objetivo reunir conhecimento e liderar processos que permitam negócios responsáveis, melhor governança e desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes. Esta edição do LUD contou com o apoio da Conservação Internacional Brasil.

No CEB, a iniciativa pretende mobilizar os diversos setores que atuam na região e promover o diálogo e troca de experiências sobre uso sustentável do solo e da paisagem, o planejamento do território, o cumprimento da legislação ambiental, a participação efetiva das comunidades tradicionais e a valorização da floresta e seus produtos.

Entre os próximos passos na região da CEB além do presente resumo está a mobilização das partes interessadas no diálogo; a realização de novo encontro, incluindo na pauta, entre outros tópicos, a discussão sobre a possível formação de um fórum florestal no CEB; e, a definição de territórios para realização de diálogo de campo.

Confira a seguir o resumo completo dos co-líderes (cochairs summary) do Diálogo do Uso do Solo na Amazônia nas versões português e inglês. Para saber mais sobre a iniciativa do Diálogo do Uso do Solo Brasil clique aqui.

Autora: Carolina Schäffer.
Revisão: Fernanda Rodrigues.