Diálogo Florestal e projeto MapBiomas avançam em ação conjunta

out 25, 2022 | Notícias

A parceria firmada entre o Diálogo Florestal e o Projeto MapBiomas, a partir do acordo de cooperação técnica assinado em março deste ano, começa a colocar em prática o compartilhamento de informações sobre o uso da terra no Brasil. As empresas e organizações membro do Diálogo Florestal participaram de reunião em março deste ano e puderam contribuir com sugestões para aprimoramento da coleta de dados com atenção especial para a classe de silvicultura. Em setembro em reunião promovida pelo Diálogo Florestal e Mapbiomas foram apresentadas as novidades da Coleção 7 de dados anuais de uso e cobertura da terra do MapBiomas durante o Pré Lançamento da Coleção 7, realizado especialmente para o setor florestal.

Entre as sugestões de melhorias apresentadas pelos grupos que participaram da reunião realizada em setembro estão, para além da validação dos mapas a partir da comparação com outros já existentes que já é realizada, a ampliação das informações/dados de áreas produtivas para permitir melhor calibragem dos algoritmos que realizam o mapeamento automatizado, bem como ampliar as áreas de validação que são realizadas atualmente, o engajamento com empresas do setor florestal e aproximação com outros geradores de dados. Também foram sugeridas medidas para evitar a diferença de dados entre as bases oficiais das empresas com os fornecidos pelo MapBiomas.  

Além do Projeto MapBiomas, que realiza o mapeamento anual da cobertura e uso da terra, o Projeto MapBiomas Alerta foi criado em 2019 para ser um inovador sistema que valida alertas de desmatamento em todo o país por meio do uso de imagens de alta resolução e produz laudos de constatação de desmatamentos e de possíveis indícios de ilegalidade. O objetivo é viabilizar a atuação dos órgãos públicos na redução e fiscalização do desmatamento no Brasil.

A partir do acordo firmado entre as duas iniciativas, serão compartilhados dados de natureza geográfica e não geográfica que irão contribuir com as análises e melhorias dos mapeamentos realizados pelo MapBiomas, assim como auxiliar integrantes do Diálogo Florestal nas discussões de políticas ambientais e de sustentabilidade. 

Pessoas indicadas pelo Diálogo Florestal receberão treinamento por parte da equipe do MapBiomas para uso das plataformas e dados. Já o DF se compromete a criar espaço de discussão para definir estratégias de aprimoramento do mapa de referência e classificação, promover e ampliar os dados disponíveis, entre outras ações. 

Evento

No dia 26 de outubro às 10h30, o MapBiomas promove um webinar sobre os temas Agricultura e Silvicultura a partir dos novos dados e mapas da Coleção 7 com transmissão pelo Canal do YouTube do MapBiomas

Autora: Juliane Ferreira