Diálogo Florestal lança publicação sobre Silvicultura e Comunidades

por | nov 26, 2013 | Notícias

Silvicultura e Comunidades – olhares sobre o presente e o futuro é o volume V da coleção Cadernos do Diálogo. Escrito pelo jornalista Sergio Adeodato, o texto aborda os aspectos da relação entre comunidades e empresas de base florestal sob o ponto de vista de organizações não governamentais, lideranças comunitárias e empreendedores florestais. Permeiam nos textos referências a alguns temas que refletem o atual estágio das relações entre o setor de base florestal e a sociedade, em especial as comunidades diretamente afetadas pelas atividades do manejo florestal: diálogo, engajamento, empoderamento local, modelos participativos, responsabilidade compartilhada, licença social, desenvolvimento local, alternativa ao modelo assistencialista e pouco estruturante, geração de renda, co-responsabilidade pelo futuro.

Paulo Dantas (Cenibra) e Jeferson Rocha (Instituto Eco Solidário), integrantes do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal, apresentam a publicação. Segundo eles, observa-se claramente que ocorreu uma evolução significativa nos perfis de atuação e na relação entre os principais setores envolvidos onde, num passado não muito remoto, predominavam posicionamentos antagônicos e pouco construtivos, e que agora se baseiam na cooperação, gestão participativa, transparência na relação e utilização de modelos de desenvolvimento que priorizam ações estruturantes, em contraponto aos antigos modelos assistencialistas.

O lançamento aconteceu em Brasília, no dia 25 de novembro de 2013, durante o seminário “Aprendizagens e Perspectivas para Políticas Públicas de Biodiversidade e Clima para a Mata Atlântica”, organizado pela GiZ e pelo Ministério do Meio Ambiente. A apresentação da publicação foi feita por Juliano Dias (Fibria), representando o Conselho de Coordenação do Diálogo.


Juliano Dias apresentando o volume V do Cadernos do Diálogo.

Estão programados mais dois eventos de lançamento, um durante a reunião do Conselho Diretor Florestal da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), no dia 10 de dezembro, em São Paulo (SP) e o outro durante a reunião do Diálogo Florestal que vai ocorrer nos dias 11 e 12 de dezembro, em Campo Grande (MS).

É importante lembrar que o mundo está em constante evolução, na eterna busca pelo sempre novo ponto de equilíbrio entre os interesses, necessidades e demandas dos diferentes e diversos componentes do tecido social, e a relação entre a sociedade e os empreendimentos de base florestal reflete essa evolução, o que pode ser observado nos textos e nos casos exemplares de iniciativas que deram certo, apresentados por diferentes empresas florestais e pela sociedade civil organizada, e que representam uma tendência da interação entre estes setores  que em muito contribui para um futuro mais justo e equitativo.

A publicação está acessível aqui. Boa leitura!