Diálogo Florestal lança sexto volume do Cadernos do Diálogo

por | ago 11, 2015 | Notícias

O lançamento do Cadernos do Diálogo – Volume 6: “Diálogo entre Setores – integrando espaços e paisagens da produção rural e conservação” aconteceu durante o X Encontro Nacional ocorrido em Porto Seguro, de 4 a 6 de agosto de 2015.

A publicação reúne 13 artigos escritos por representantes de setores da produção rural e da conservação, que apontam importantes sugestões de integração entre os mesmos. O prefácio é de autoria de Marina Silva e a organização de Miriam Prochnow. Para Marina, a publicação reflete uma iniciativa relevante, mais que necessária nessa encruzilhada histórica em que o Brasil se encontra: um esforço no sentido de recuperar a capacidade de diálogo que tem sido reduzida nos últimos anos.

Maria Dalce Ricas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e Alexandre Di Ciero da Suzano Papel e Celulose, responsáveis pela apresentação, enfatizam: “este novo volume do Cadernos do Diálogo traz panoramas dos vários setores, proporcionando, além de informações sobre a importância da integração entre os mesmo, a oportunidade de refletirmos sobre a realidade, em como ela intefere em nossas vidas e sobre onde buscar as soluções, para implantarmos as tão sonhadas paisagens sustentáveis”.

O volume 6 do Cadernos do Diálogo pretende ser uma ferramanta de aproximação com outros setores e é um marco dos 10 anos do Diálogo Florestal.

Participantes do encontro avaliando a publicação. Foto: Marcos Alexandre Danieli.

Confira abaixo a relação dos artigos e baixe a versão clicando aqui.

1 – Planejamento integrado do uso do solo, uma necessidade imperiosa – Carlos Alberto Roxo.

2 – Desafios da agricultura sustentável – Roberto Rodrigues.

3 – O desafio da produção rural em paisagens agrícolas sustentáveis – Beto Mesquita.

4 – O desafio da integração entre conservação da biodiversidade e a produção agropecuária: o papel das áreas protegidas – João Paulo Ribeiro Capobianco.

5 – O desenvolvimento que precisamos – Gustavo Diniz Junqueira.

6 – Os diálogos setoriais e o planejamento da paisagem – Carlos Aguiar e Natália Canova.

7 – Por que precisamos dialogar? Porque temos desafios complexos para solucionar – Juliana de Lavor Lopes.

8 -O importante papel das mesas redondas para a sustentabilidade da agricultura nacional – Giovana Baggio de Bruns.

9 – Da certidão negativa de cumplicidade para a boa carne: evolução da agenda do diálogo na cadeia da pecuária – Roberto Smeraldi.

10 – Mudanças climáticas: florestas, água e biodiversidade não dá para separar – João de Deus Medeiros e Wigold Bertoldo Schaffer.

11 – Um índice regional de desenvolvimento para a agricultura – Luiz Fernando do Amaral.

12 – Agricultura familiar – Luís Fernando Guedes Pinto.

13 – Planejamento de paisagem – o caso da região de Telêmaco Borba – Ivone Namikawa.