Diálogo Florestal na Conferência da SOBRE – Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica

nov 9, 2021 | Notícias

SOBRE
O tema restauração é prioritário para o Diálogo Florestal em 2021, bem como o apoio à realização de pesquisas em temas de interesse, no marco do plano de engajamento de instituições de ensino e pesquisa. Assim, foi definida como fundamental o envolvimento na III Conferência Brasileira de Restauração Ecológica entre 8 e 11 de novembro. Saiba mais sobre a participação do Diálogo Florestal no evento:
 
Simpósio “Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia (parte 1): desafios e oportunidades para dar escala à restauração”
No dia 09 de novembro, das 15h35 às 16h40: Palestra de Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal com o tema “Desafios para ganhar escala na restauração florestal e o papel da sociedade” durante o simpósio “Restauração de Paisagens Florestais na Amazônia (parte 1): desafios e oportunidades para dar escala à restauração”. Estes simpósio é organizado pela Aliança pela Restauração na Amazônia, e a participação do Diálogo dará enfoque ao tema da nova publicação do Diálogo Florestal a ser lançada ainda em 2021 com o mesmo tema. 
 
Trabalhos científicos
Durante todo o evento estarão disponíveis para participantes trabalhos científicos aprovado pelo comitê da SOBRE. A navegação pelos trabalhos é pelos temas da Conferência:
 
Tema 3 – “Políticas públicas e governança: CAR, PRA e PRAD, escalda da restauração; pagamento por serviços ambientais (PSA); extensão e capacitação; comunicação, planejamento e definição de áreas prioritárias para restauração”. Os trabalhos a seguir contaram com participação e/ou apoio do Diálogo Florestal, e todos usaram como insumo os resultados da série de webinars sobre PRA e PRADAs realizada pelo Diálogo Florestal em parceria com a Aliança pela Restauração na Amazônia e SOS Mata Atlântica, com apoio do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Observatório do Código Florestal e Frente Parlamentar Ambientalista:
  • Cenário da implementação do PRA e PRADAs: Estudo de caso nos Estados do Pará e Rondônia. Autoria: Denis Conrado da Cruz – Aliança pela Restauração da Amazônia; Joice Ferreira – Embrapa Amazônia Oriental; Milton Kanashiro – Embrapa Amazônia Oriental, Fernanda Rodrigues – Fórum Florestal da Amazônia – Diálogo Florestal; Fabiana Barbosa Gomes – Centro de Estudos Rioterra,  integrantes do Grupo de Trabalho Políticas Públicas da Restauração da Aliança pela Restauração na Amazônia.   
  • Desafios na implementação do PRA no estado do Paraná. Autoria: Vitor Lauro Zanelatto e Edilaine Dick – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).
  • Ferramentas para disseminação e aprimoramento dos Programas de Regularização Ambiental (PRA). Autoria: Caroline Salomão – Universidade Federal de Minas Gerais, Fernanda Rodrigues – Diálogo Florestal, Maria Otávia Crepaldi – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo, David Pereira – Suzano e Rafaelo Balbinot – Universidade Federal de Santa Maria.

 

Tema 2 – Cadeia produtiva: sementes e mudas para restauração em ecologia, coleta, beneficiamento, produção, tecnologia, comercialização, propagação vegetativa, produção de mudas.
  • Bioeconomia no centro do debate sobre restauração na Amazônia. Autoria: Fernanda Rodrigues – Fórum Florestal da Amazônia/Diálogo Florestal, Denis Conrado – Aliança pela Restauração na Amazônia, Fernanda Stefani – 100% Amazônia, Milton Kanashiro – Embrapa Amazônia Oriental, Rodrigo Freire – The Nature Conservancy – TNC e  Thiago Nogueira – Restauragro, integrantes do Grupo de Trabalho Bioeconomia da Restauração da Aliança pela Restauração na Amazônia.

Para conhecer os trabalhos científicos e participar do simpósio, basta se inscrever na conferência, ainda há vagas. Para se inscrever e acessar a programação completa acesse a página do evento

O Diálogo Florestal apoiou duas pessoas de universidades a participarem da Conferência realizando o pagamento de inscrição. 

Agradecemos à Conservação Internacional via Aliança pela Restauração na Amazônia pelo pagamento da inscrição de Fernanda Rodrigues.

Autora: Fernanda Rodrigues.