Diálogo Florestal na Conferência IUFRO 2023 América Latina

set 28, 2023 | Notícias

Amazônia Brasil

De 17 a 19 de outubro, a Conferência IUFRO 2023 América Latina, que acontece em Curitiba (PR), irá promover importantes discussões sobre a conservação das florestas e o manejo sustentável da paisagem. E o Diálogo Florestal estará presente especialmente em três momentos:

17 de outubro

Das 16h30 às 18h00 na Sala 2 (auditório segundo andar) serão apresentados oralmente os seguintes trabalhos voluntários aprovados:

  • 16h30: Diálogo do uso do solo no corredor ecológico que conecta o Parque Nacional (PARNA) Pau Brasil e Estação Veracel, Bahia – Maria Carolina Brasil
  • 16h45: Diálogo do Uso do Solo na área de Endemismo Belém, na Amazônia Brasileira – Danielle Celentano
  • 17hh00: Diálogo do Uso do Solo no entorno do Parque Estadual do Rio Doce – Maria Carolina Brasil
  • 17h15: Diálogo do Uso do Solo Paulista: P3S – Planejamento Participativo de Paisagens Sustentáveis – Murilo Gambato de Mello

Esses trabalhos integram a temática “Integração de florestas naturais ou plantadas com agricultura e outros usos da terra em nível de paisagem”. Todos tem conexão com a iniciativa do Diálogo do Uso do Solo (LUD, sigla em inglês para Land Use Dialogue). Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

18 de outubro 

No dia 18 de outubro, Fernanda Rodrigues, coordenadora executiva do Diálogo Florestal participa como Keynote Speaker no Painel “Os mosaicos florestais sustentáveis na paisagem”, onde irá compartilhar informações sobre experiências exitosas no contexto das paisagens e a iniciativa do Diálogo do Uso do Solo.

Também participam do painel Roger Villalobos (CATIE Costa Rica), Mauro Luis Ruffino (Organizacao do Tratado de Cooperação Amazônicos) e Yhasmin Paiva Rody (Suzano).

 

19 de outubro

O Diálogo Florestal vai realizar o evento paralelo à Conferência IUFRO 2023 intitulado: “Componente social da paisagem e diálogos de múltiplas partes interessadas”. Em 2016, a primeira iniciativa do Diálogo do Uso do Solo (LUD) foi realizada no Brasil. Desde então, foi realizada em Gana, Uganda, República Democrática do Congo e Tanzânia. Atualmente, são seis LUDs em realização no Brasil. Projetada para convocar partes interessadas e apoiar abordagens de paisagem para problemas ambientais, a iniciativa LUD é uma plataforma em constante evolução. Durante o Congresso Mundial da IUFRO em 2019 foi lançada a publicação Cadernos do Diálogo vol. 9 “O Diálogo do Uso do Solo: Planejando Paisagens Sustentáveis” que traz  uma apresentação conceitual e histórica sobre paisagens e como a humanidade tem se relacionado com o tema, passando por exemplos de projetos concretos que podem motivar ações em outras regiões. Seguiu a publicação do Guia LUD pelo TFD em e ainda uma publicação do Fórum Florestal PR e SC sobre “Paisagens Florestais e o Protagonismo das Mulheres”.

Em linha com o tema central da Conferência “Manejo Sustentável da Paisagem: o papel das florestas, das árvores, dos sistemas agroflorestais e suas interações com a agricultura” este evento paralelo tem como objetivo central dialogar com as pessoas presentes a importância, desafios e oportunidade para um verdadeiro engajamento com protagonismos de múltiplas partes interessadas em diferentes abordagens de paisagem.

Programação:

12h30 – 12h45: Abertura e contextualização – Fernanda Rodrigues (Diálogo Florestal)

12h45 – 13h00: Paisagens e a construção de soluções baseada em plataformas de múltiplas partes interessadas. Milton Kanashiro (Embrapa Amazônia Oriental / Conselho de coordenação Fórum Florestal da Amazônia).

13h00 – 13h15: Desafios e oportunidades do engajamento de múltiplas partes interessadas para construção de soluções de longo prazo. Murilo Mello (Fórum Florestal Paulista)

13h15 – 13h30: Plantações e sociedade “Como construir processos de engajamento com comunidades locais e atores da cadeia de valor de grandes empresas”.  Maurem Alves (Klabin)

13h30 – 14h00: discussão moderada entre painelistas e participantes.

 

Serviço:

Data e horário: 19 de outubro de 2023, das 12h30 às 14h00

Local: Espaço Gourmet, terraço, 15º andar. Instituto de Engenharia do Paraná: Rua Emiliano Perneta, 174. Curitiba – Paraná

Idioma: português.

Quem pode participar: pessoas participantes da Conferência da IUFRO mediante inscrição prévia para o evento paralelo por este link: https://forms.gle/JRVDjGbxmASumokr8. Serão disponibilizadas 50 vagas e as confirmações de aceite da inscrição serão enviadas até dia 18 de outubro por e-mail.

Será oferecida alimentação durante o evento.

 

Vai participar da Conferência da IUFRO? Para integrar estas iniciativas do Diálogo Florestal dentro da programação da Conferência garanta sua vaga até dia 16 de outubro pelo site oficial do evento.

Autoria: Juliane Ferreira