Diálogo Florestal no XV Congresso Florestal Mundial

abr 27, 2022 | Notícias

Começa na próxima segunda-feira, dia 2 de maio, o XV Congresso Florestal Mundial. O evento, que este ano será em Seul, na Coreia do Sul, tem como tema central “Construindo um futuro verde, saudável e resiliente com as florestas”. A programação poderá ser acompanhada virtualmente com inscrições gratuitas. Inscreva-se aqui

O Diálogo Florestal participa de diversas sessões. Confira:

Segunda-feira, 2 de maio – 00h30 – 2h00 (Horário de Brasília)
Plantações florestais e água

A secretária executiva do Diálogo Florestal, Fernanda Rodrigues, é a mediadora deste evento paralelo organizado em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). O objetivo é apresentar os efeitos das plantações florestais na água, as pesquisas mais recentes sobre manejo alternativo para reduzir os efeitos das plantações florestais sobre a água, bem como as iniciativas do setor privado e da sociedade civil para equilibrar a produção de madeira e a conservação dos recursos naturais visando aumentar a provisão de água na escala da paisagem.

Mais informações: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/f374dee9-3499-ec11-a507-a04a5e7d20d9

Segunda-feira, 2 de maio – 6h00 – 7h30 (Horário de Brasília
A abordagem da paisagem na prática: lições aprendidas e implementação do Diálogo do Uso do Solo 

Juntamente com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e o Diálogo Florestal, o The Forest Dialogue (TFD) compartilham lições aprendidas, melhores práticas e apresentam o Guia LUD (Land Use Dialogue, Diálogo do Uso do Solo em português). A secretária executiva do Diálogo no Brasil, Fernanda Rodrigues, será uma das palestrantes. 

A iniciativa Diálogo do Uso do Solo , uma plataforma de engajamento multinacional coordenada pelo The Forests Dialogue (TFD) ao lado de parceiros locais e globais, incluindo a IUCN e o Diálogo Florestal, busca reunir conhecimento e liderar processos que permitam negócios responsáveis, governança aprimorada e desenvolvimento em paisagens chave.  

Mais informações: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/81aa3831-db99-ec11-a22a-a04a5e7cd2d9

Terça-feira, 3 de maio – 6h00 – 7h30 (Horário de Brasília)
Lidando com as complexidades do fogo e das florestas: engajamento das partes interessadas para redução de riscos e resiliência

O Diálogo Florestal levará para este evento paralelo ao Congresso o resultado das discussões das duas mesas redondas realizadas no Brasil: Fogo e Plantações Florestais e Fogo no contexto da Amazônia, que serviram de insumo para o documento de síntese global. Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal contribui com um pouco das mensagens centrais trazidas nas mesas-redondas brasileiras.

Mais informaçoes: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/dcd5c0fc-7c98-ec11-a507-a04a5e7d20d9  

Quarta-feira, 4 de maio – 22h00 – 23h30 (Horário de Brasília)
Parceiros na linha de frente: comunidades florestais lideram o caminho de resiliência e para melhor reconstruir 

Serão apresentadas iniciativas de países da África, Ásia e Américas para as ameaças provocadas pelas mudanças climáticas, o desmatamento e a degradação, a perda da biodiversidade, pobreza, desigualdade e exclusão, segurança alimentar e conflitos. O Diálogo Florestal participa do evento apresentando o trabalho do Fórum Florestal da Amazônia. 

Mais informações: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/92aa3831-db99-ec11-a22a-a04a5e7cd2d9

Outros eventos de interesse de participantes do Diálogo Florestal

Segunda-feira, 2 de maio – 23h00 – 8h00 (Horário de Brasília)
Investimentos sustentáveis em florestas para pessoas, renda e natureza

Será um dia todo de evento com a participação de investidores, desenvolvedores de projetos florestais e formuladores de políticas para identificar abordagens práticas e opções de investimento para aumentar o tamanho e os benefícios que a expansão da cobertura florestal global proporcionará.
Destaque para participação dos conselheiros de coordenação nacional do Diálogo Florestal, Beto Mesquita (BVRio) e Marcelo Pereira (Suzano). Integram ainda o evento, o diretor executivo da Ibá, José Carlos de Carvalho e a gerente da Área de Sustentabilidade e Assuntos Florestais da Ibá, Nathália Granato Loures.

Mais informações: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/9b553162-9e8f-ec11-a507-a04a5e7d20d9

Terça-feira, 3 de maio – 21h30 – 4h30 (Horário de Brasília)
Evento especial: Fórum Manejo do Fogo – Incêndios além das florestas

Este fórum busca ampliar o escopo do manejo de incêndios florestais para o conjunto completo de setores, incluindo infraestrutura, saúde, transporte, turismo e outros setores impactados por incêndios. Participam representando o Brasil, Lara Steil e Gabriel Zacharias, ambos profissionais do Ibama que estiveram na mesa redonda sobre Fogo na Amazônia. 

Mais informaçoes: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/9a553162-9e8f-ec11-a507-a04a5e7d20d9

Quinta-feira, 5 de maio – 4h30 – 6h00 (Horário de Brasília)

Evento especial: painel com vencedores(as) do prêmio Wangari Maathai

Maria Margarida Ribeiro da Silva, membro do conselho de coordenação do Fórum Florestal da Amazônia, participa de painel especial levando sua experiências, sucessos e lutas, resultados e desafios, além de ajudar o público a se inspirar em suas histórias e exemplos. Margarida recebeu o Prêmio Wangari Maathai em 2017.

Este prêmio é um reconhecimento a pessoas por não apenas gerenciar um recurso precioso como a floresta, mas por liderarem suas comunidades, atuarem na educação e servirem de modelos, muitas vezes alcançando grande impacto com recursos mínimos. 

Saiba mais: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/a0553162-9e8f-ec11-a507-a04a5e7d20d9

Poster: “Iniciativas de Produção de Madeira em Florestas Comunitárias na Amazônia Brasileira: Um esforço conjunto promissor envolvendo comunidades tradicionais e engajamento colaborativo multi-institucional de longo prazo”

O trabalho de Maximilian Steinbrenner, Lucas Mazzei, Ana Carolina Vieira, Katiuscia Miranda, Milton Kanashiro (que integram organizações parte do Fórum Florestal da Amazônia) e Hwan-ok Ma, da Organização Internacional da Madeira Tropical (OIMT) ilustra principais barreiras e avanços na produção florestal comunitária na Amazônia.

Saiba mais e acesse a publicação: https://programme.wfc2021korea.org/en/session/66c75590-a9c1-ec11-997e-a04a5e7cf9dc

 

 

 

 

Autora: Juliane Ferreira