Diálogo Florestal passa a integrar a Aliança pela Restauração na Amazônia

fev 2, 2021 | Notícias

Em linha com seu objetivo de “promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral” o Diálogo Florestal agora faz parte da Aliança pela Restauração na Amazônia. Aceito como instituição-membro da Aliança, o Diálogo avança na expansão de sua atuação na Amazônia em linha com o foco de atuação definido para 2021: restauração florestal.

A Aliança pela Restauração na Amazônia é uma articulação multi-institucional e multissetorial estabelecida em 2017 que tem como principal objetivo promover, qualificar e ampliar a escala da restauração de paisagens florestais na Amazônia Brasileira. Tem como missão promover a integração entre diferentes ações e a cooperação entre múltiplos agentes engajados no tema. Hoje a Aliança é formada por 80 instituições-membro entre governamentais, instituições acadêmicas e de pesquisa, empresas e sociedade civil, incluindo associações. A coordenação do conselho da Aliança é rotativa entre seus membros e atualmente exercida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A Secretaria Executiva está sediada na Conservação Internacional (CI-Brasil) até 2021.

Com mais de 100 participantes em cinco Fóruns: Bahia, Capixaba, Mineiro, Paraná/Santa Catarina e Paulista o Diálogo Florestal realiza ações que extrapolam a abrangência territorial dos fóruns e chegam a outros Estados do país como Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A atuação do Diálogo é baseada na análise crítica e responsável sobre os problemas abordados e com a construção de soluções efetivas e concretas que superem os desafios apresentados. Para isso são adotados sete princípios em todas as esferas: integração, transparência, confiança, respeito à diversidade, não exclusão, proatividade e compromisso.

Nesta linha, o Diálogo Florestal espera contribuir com a missão da Aliança pela Restauração na Amazônia que, sem dúvida, é de suma importância especialmente no marco da Década das Nações Unidas para a restauração de ecossistemas.

Autora: Fernanda Rodrigues.