Diálogo Florestal promove oficina de formação sobre Diálogo do Uso do Solo

jun 9, 2020 | LUD, Notícias

O Diálogo Florestal promoveu hoje, 9 de junho de 2020, a primeira etapa da oficina de formação sobre o Diálogo do Uso do Solo – LUD (sigla em inglês para Land Use Dialogue). O evento online reuniu 36 pessoas, entre ONGs, instituições de ensino e pesquisa, empresas e representantes dos Fóruns Florestais do Diálogo Florestal.

O Diálogo do Uso do Solo é uma iniciativa com o propósito de reunir conhecimento e liderar processos que influenciam negócios responsáveis, melhorem a governança de territórios e promovam o desenvolvimento inclusivo em paisagens relevantes. No Brasil, foi realizado em 2016 e 2017 na região do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina e em 2019, na Amazônia, na cidade de Belém com foco no Centro de Endemismo Belém (CEB).

Os principais objetivos da primeira etapa da oficina foram:

  • Explorar conceitos e metodologias relacionadas ao LUD
  • Compartilhar experiências anteriores realizadas no Brasil e no mundo; 
  • Construir conhecimento em LUD tendo em mente o território de atuação de cada pessoa/instituição; 
  • Compreender o cenário e possibilidade de realização de LUDs nos Fóruns Regionais e territórios estratégicos;
  • Manter uma rede de aprendizado para fortalecer as iniciativas futuras.

Márcio Braga, secretário executivo do Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia, parabenizou o Diálogo Florestal pela iniciativa e por trazer as experiências prévias do LUD no Brasil como inspiração. “O treinamento foi muito participativo e foi uma oportunidade única para todos interagirem com os palestrantes e uns com os outros. Vi todos terem as dúvidas esclarecidas, e isso é fundamental se quisermos pensar em implementar o LUD em outros territórios“, comenta Braga.

Nathalia Granato, coordenadora sustentabilidade e assuntos florestais da Iba, acredita que o carbono, a água, a biodiversidade e outros elementos da natureza extrapolam os limites das propriedades e idealmente devem ser planejados e geridos de forma conjunta e colaborativa. “O LUD é uma plataforma para buscar a conservação e uso de recursos naturais, conciliando produção e manutenção de um ambiente sustentável, gerando benefícios acessíveis a todos. Esta oportunidade ficou nítida na primeira parte da oficina sobre o LUD“, complementa Granato.

A próxima fase da oficina será no dia 23 de junho aonde os participantes se reunem novamente para apresentação das propostas preliminares de LUD por cada Fórum Florestal e/ou território estratégico escolhido no âmbito dos Fóruns. Fernanda Rodrigues, Secretária Executiva do Diálogo Florestal, comenta que “a próxima fase da oficina do Diálogo do Uso do Solo vai dar espaço ao compartilhamento de experiências práticas de outras regiões e promover a reflexão sobre fatores de sucesso e desafios de implementação. A expectativa é que o conhecimento construído apoie a realização de LUDs no Brasil”

Autora: Carolina Schäffer.