Diálogo Florestal publica Relatório Anual de 2020

jul 12, 2021 | Notícias

O Diálogo Florestal acaba de divulgar o relatório de atividades com os principais resultados alcançados no ano de 2020. Com mais de 100 participantes ativos reunidos em cinco Fóruns Florestais (Bahia, Capixaba, Mineiro, Paraná/Santa Catarina e Paulista) o trabalho executado ao longo do último ano trouxe resultados de impacto, apesar dos desafios relacionados à pandemia de Covid-19.

As conquistas estão diretamente relacionadas aos objetivos e metas do Plano de Ação 2019 – 2022, dentre elas destacam-se a publicação da segunda edição dos Casos de Sucesso com a divulgação das melhores práticas da relação do setor florestal de plantações com comunidades, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores e/ou a sociedade em geral. Em 2020, a partir de uma Oficina de Formação sobre o Diálogo do Uso do Solo (LUD), avançaram as discussões e a identificação de áreas estratégicas para realização de LUD nos territórios de atuação dos Fóruns Florestais, tendo o Fórum Florestal da Bahia realizado a primeira etapa do LUD Bahia, uma reunião para definição do escopo do projeto.

Para ampliar o alcance temático, territorial e institucional do Diálogo, houve a participação ativa em redes e coletivos como a Coalizão Brasil, Florestas, Clima e Agricultura; o Pacto para Restauração da Mata Atlântica; e o Steering Committee do The Forests Dialogue (TFD). No âmbito das celebrações de aniversário do TFD, Fernanda Rodrigues, secretária executiva do Diálogo Florestal e membro do Steering Committee do TFD, falou sobre o lançamento do Guia do Diálogo do Uso do Solo (LUD) – que está disponível para acesso em versões em inglês, português e espanhol. Também houveram parcerias pontuais para realização de eventos como a live Pagamento por Serviços Ambientais e o setor florestal com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e o webinar sobre o marco regulatório e o plantio de florestas nativas para fins econômicos com o WRI Brasil, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Buscando a participação e a interação com o meio acadêmico, foram realizados uma série de debates virtuais chamados de “Diálogos Florestais” que promoveram conversas sobre temas estratégicos para a sociedade, e reuniram universidades, centros de pesquisa, sociedade civil, empresas florestais e associações setoriais. Os vídeos estão disponíveis no canal do Diálogo Florestal no YouTube, lançado em 2020, e também no Podcast do Diálogo disponível no Spotify.

As conquistas do Diálogo Florestal em 2020

5 Fóruns Regionais
115 membros
+ 6 empresas
+ 14 organizações da sociedade civil
+ 5 universidades
48 reuniões realizadas
20 eventos e palestras
3.333 participantes em reuniões e eventos, incluindo visualização das gravações
4 publicações
5 podcasts
205 reproduções dos podcasts
24 representações dos Fóruns e do DF em outros Fóruns e Colegiados

Uma das principais estratégias do Diálogo Florestal é a ampliação e consolidação de seus Fóruns Regionais. Muitas foram as conquistas de cada Fórum em 2020. Conheça as principais ações acessando a íntegra do relatório de atividades. 2020 também foi o ano em que se iniciaram os debates para expansão da atuação do Diálogo Florestal para a Amazônia com a realização de reuniões com lideranças locais.

Autora: Carolina Schäffer.