Diálogo Florestal realizou encontro nacional em Vitória, ES

por | nov 29, 2016 | Notícias

O Diálogo Florestal realizou, de 23 a 25 de novembro de 2016, seu XI Encontro Nacional. O evento aconteceu em Vitória (ES) e contou com a participação de 41 pessoas, representando ONGs socioambientais e empresas do setor florestal. Todos os Fóruns Regionais do Diálogo também estiverem presentes. O encontro contou com o apoio local do Fórum Florestal Capixaba, do Instituo BioAtlântica (IBIO) e da Fibria.

No primeiro dia foi realizada uma visita de campo a projetos e ações de conservação da biodiversidade, manejo de paisagens e produção agroecológica com plantações de eucalipto, na região de Aracruz (ES), área de influência da Fibria.

Foi feita visita a uma área onde a Fibria mantém uma Torre de Fluxo, que analisa inúmeros dados relacionados a água, carbono e outros fatores climáticos; a sede do Projeto Cereias, dedicado à reintrodução de animais silvestres; e a uma área do Programa de Integração Madeira e Alimentos (Pima), com roda de conversa com a comunidade.

No dia 24 a pauta se concentrou nas atividades do Diálogo Florestal realizadas durante o ano de 2016, com o intuito de promover a reflexão entre os participantes, debater os avanços e resultados obtidos em 2016, apontar as dificuldades e desafios e traçar ações prioritárias para o ano de 2017. Também foi apresentado vídeo animado, ações de comunicação e engajamento promovidos pelo Diálogo Florestal.

Neste dia também foi apresentado o Diálogo do Uso do Solo – Planejando Paisagens Sustentáveis, uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), em andamento no Alto Vale do Itajaí (SC), que conta com a participação do Diálogo Florestal Brasileiro e Internacional. Foram apresentadas também outras 3 iniciativas importantes para intercâmbio: o Programa Reflorestar do Governo do Espírito Santo, o  Pacto para Restauração da Mata Atlântica e a Estratégia para Florestas Plantadas do WWF.

Outra discussão foi sobre as modificações nas regras do Licenciamento Ambiental, em curso no Congresso Nacional. O grupo fez algumas colocações para a redação de um documento e propôs encaminhamentos e diretrizes para finalização e adesão dos demais membros ao documento. A ideia é que o documento sobre a questão do licenciamento esteja disponível dentro de 10 dias.

No último dia do evento houve o intercâmbio entre os Fóruns Regionais com uma apresentação de cada Fórum e a promoção de um debate voltado para cooperação e resolução de problemas comuns e consolidação de oportunidades. Na tarde do dia 25 aconteceu a reunião do Fórum Florestal Capixaba.

Os temas apontados como prioritários para 2017 foram: água, planejamento de paisagens sustentáveis e clima, integração entre setores, biodiversidade e diversificação florestal aliada à produção de alimentos.